Páginas

sábado, 23 de abril de 2011

Massagem para correção postural



Existem 4 tipos de problema de postura: A hiperlordose, a escoliose, a hipercifose e as costas retas.

A hiperlordose é uma curvatura para frente das vértebras lombares anormalmente acentuadas, fazendo com que a pelve fique projetada para frente, com consequência de sobrecarga nas vértebras lombares causando o enfraquecimento dos músculos abdominais e a estimulação dolorosa da região. É mais encontrada em mulheres devido ao uso dos saltos altos, ginástica olímpica e a própria postura feminina.

A escoliose é um desvio assimétrico lateral da coluna vertebral. Pode apresentar uma única curvatura ou mais para a esquerda ou para a direita, abrangendo uma ou mais regiões da coluna. Pode se encontrar na região cervical, torácica, lombar ou abranger toda a extenção da coluna formando um grande “C”. Pode ser causada por diferença de tamanho entre os membros inferiores, por atitudes erradas de estudo e também pela hipertrofia de uma das musculaturas laterais da coluna.

A hipercifose é uma exagerada acentuação da curva para trás formada pelas vértebras torácicas. Mais conhecida como corcunda. Os músculos da frente do peito se tensionam devido à contração constante. Pode ser causada em pessoas com problemas emocionais sérios como a depressão.

Nas costas retas, as curvas das vértebras cervicais, torácicas e lombares são anormalmente reduzidas. Vista de lado, a coluna parece quase reta. Isso limita a flexão da metade superior do corpo. Provoca o enrijecimento dos músculos e ligamentos, agrava a ausência de curvas normais nas costas, destrói o equilíbrio do centro de gravidade do corpo e provoca dores na região lombar.

Depois de saber o que são essas anomalias, vamos ao tratamento para esses 4 problemas de postura: Alongamentos específicos passivos e ativos e massagem terapêutica apropriada.

O tratamento é um pouco demorado, em média de 10 sessões de massagens e alongamentos intensos 2 vezes por semana, pois o corpo precisa de um intervalo entre uma sessão e outra para se adaptar a sua nova posição, quer dizer, a sua posição original. Mas na 5ª sessão já dá para ver um grande resultado.

As massagens e alongamentos são feitos na maca e no tatami ou colchonete no chão.

A duração de cada sessão geralmente são mais de 60 minutos.

Outras opções de tratamento são RPG e pilates.

Para o tratamento dar resultados positivos, depende muito mais do cliente querer do que o massoterapeuta fazer.

Sua disciplina e preocupação com seu bem-estar conta muito para um bom resultado do tratamento.

Kátia Kioki, Terapeuta Holística e Massoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails