Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

Os efeitos terapêuticos da massagem

A Massagem pode ser definida como “o conjunto de toques exercidos sobre o corpo com fins terapêuticos, desportivos, estéticos e emocionais”.

Alguns registros históricos relatam que a primeira massagem foi considerada quando o homem, instintivamente, esfregou sua pele para aliviar a dor de um traumatismo, percebendo assim os efeitos de tal prática contra a dor.

Buscando melhor conceituar o termo massagem, podemos citar o que descreve o Thomas’s Medical Dictionary (1886): “Massagem significa amassar; ato de pressionar”. As culturas européias já utilizavam algumas técnicas de massagem manuais por volta de 1800. Os egípcios e pérsios enfatizaram o uso da massagem como medicinal. Os romanos e gregos indicavam a massagem nos esportes e nos tratamentos das doenças. Nas culturas asiáticas, a massagem ainda é utilizada como método tradicional de tratamento.

A descoberta da circulação sangüínea por Harvey, em 1628, contribuiu para aumentar a aceitação da massagem como medida terapêutica. Mas, no Ocidente, a massagem esteve esquecida, pois não se tinha reconhecimento do seu valor terapêutico. Porém, no final do século passado, ela foi reintroduzida como recurso médico em todo mundo pelo Dr. Henry Pahr Ling.

Hoje, se tornou parte dos métodos de tratamento na medicina holística e dos conceitos popularizados de bem-estar, qualidade de vida, saúde e estética. Ela age sobre a pele removendo as células mortas que se acumulam em sua camada epitelial (revestimento da pele e das mucosas), desobstruindo os poros e melhorando a circulação linfática. São vários os benefícios da massagem e seus efeitos podem ser classificados como Diretos (muscular, mecânico e de repercussão local) e

Indiretos (psicológico, fisiológico, estético e de repercussão geral): aumenta a probabilidade de absorção e eliminação de gordura; impede a formação exacerbada de ácido lático nos músculos, evitando a fadiga e aumentando a força muscular; age na circulação sangüínea restaurando sua tonicidade normal e melhorando o metabolismo; atua no sistema nervoso como calmante e sedativa ou estimulante e excitante; aumenta a diurese no metabolismo, possibilitando a eliminação de elementos constituintes da urina.

A Estética Terapêutica também faz o uso da massagem com diversas técnicas manuais para promover o alívio do estresse, ocasionando relaxamento; mobilizar estruturas variadas, permitindo realizar tratamentos localizados; aliviar a dor e diminuir o edema; prevenir a deformidade das células; e promover a independência funcional em uma pessoa, que tem um problema de saúde específico e necessita de cuidados especiais ou que deseja um resultado estético de determinada área.

Para que a massagem atinja o objetivo, são considerados fatores como direção, intensidade da pressão, velocidade e ritmo, os mecanismos utilizados (diferentes instrumentos além do uso das próprias mãos), a duração e frequência do tratamento.

Tudo de acordo com a perspectiva histórica e evolutiva do problema pelo qual o paciente passa. Portanto, o que recomendo para quem quer ficar mais bonito é que faça massagem adequadamente! Não se trata simplesmente de uma técnica, mas sim um tratamento completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails