Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Maracujá traz muitos benefícios para a saúde


O maracujá é uma das frutas preferidas para a preparação de sucos graças à fama de calmante natural e ao sabor levemente azedo, bastante característico. E isso é verdade! Além do ótimo paladar da bebida, já foi confirmado que o maracujá nos deixa mais tranquilos e que possui propriedades medicinais importantes para saúde.


Todos os tipos do fruto, incluindo o azedo, que é o mais encontrado, são excelentes alimentos. A casca, que costuma ser descartada, também pode ser usada na produção de uma farinha capaz de reduzir a glicose de pessoas que têm níveis elevados. Já a polpa possui vitaminas do complexo B, C, vitamina A, sais minerais e um vermífugo natural presente nas sementes. O suco aproveita essas propriedades. Também possui alcaloides e grande quantidade de potássio, saponina e pectina. Essa combinação de nutrientes dá ao maracujá o poder antioxidante, o que melhora o funcionamento do organismo.

Indicações e propriedades medicinais

O maracujá é indicado para vários problemas como irritabilidade, insônia, perturbação da menopausa, hipertensão arterial, excitação nervosa, estresse, hemorroidas e desequilíbrio do sistema nervoso central. Nos eventos epiléticos, o uso regular da infusão das folhas diminui a intensidade e a frequência das crises.

A ação sedativa do maracujá faz com que dependentes químicos suportem melhor o desejo de usar as drogas e ajuda a superar a ansiedade que os acompanha. A vitamina "C" estimula o sistema imunológico melhorando as defesas naturais do organismo, contra os invasores externos. A polpa é rica em betacaroteno e possui grande quantidade de potássio, que pode reduzir os riscos de derrames cerebrais.

Além disso, pessoas cuja dieta é pobre em potássio são mais sujeitas ao risco de morte após derrame cerebral, quando comparadas com as que se alimentam com frutas ricas em tal elemento, encontrado em grande quantidade no maracujá. O aumento no consumo de potássio também pode contribuir para baixar com menores esforços a pressão sanguínea das pessoas em geral.

Apesar de não ter contraindicações os especialistas lembram que exageros devem ser evitados, já que o poder sedativo do maracujá pode baixar a pressão a níveis perigosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails