Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Lesões lombares nos ciclistas



A coluna vertebral é constituída por várias vértebras separadas pelos discos intervertebrais que são uma espécie de amortecedores naturais. Estes discos são constituidos por um núcleo central, uma espécie de bola cercada por anéis fibrosos concêntricos, que o mantêm ao centro do disco.

O processo de envelhecimento inicia-se entre os 20 e os 30 anos e o núcleo tem tendência para ficar plano e os anéis vão criando fissuras. A cada flexão do tronco à frente, o núcleo terá tendência a ser puxado para trás, tanto mais quanto os anéis estejam fragilizados oua musculatura para-vertebral lombar esteja enfraquecida.

Atrás do disco ao longo de todo o comprimento da coluna vertebral, caminha o ligamento vertebral comum posterior, que liga entre si todas as vértebras. Este ligamento caracteriza-se pela sua grande sensibilidade e causará dor logo que seja agredido pelo prolapso de um disco,(lombalgias). A pequena distância deste ligamento (apenas alguns milímetros), ao nível de cada espaço inter-vertebral, sai um par de nervos.

Ao nível lombar, sai o nervo crural e os nervos ciáticos.
Uma hérnia discal agredirá, não só o ligamento, mas também o nervo situado na proximidade.

No cicloturismo em que os praticantes são obrigados a longas posições do tronco inclinado à frente e a efectuar esforços intensos, é normal que o centro do disco tenha tendência a migrar para trás. Este movimento natural amplia-se sempre que a tonicidade muscular lombar não seja suficiente para se opor a ela.

A reeducação

Será particularmente indicada nos casos das lombalgias que ocorram no decurso de um esforço ciclista. Consistirá, essencialmente, no reforço da musculatura lombar. Em todo o caso é preciso esperar que as dores se dissipem para que se comece a trabalhar eficazmente. Esta reeducação deverá ser progressiva e respeitar o limiar da dor.



Texto de Jean-Louis Rougier – Cinesiterapeuta do desporto

Reprodução parcial – fonte: http://propedalar.tudosobrerodas.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails