Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Hidroterapia para corredores


"Depois de treinos longos e competições, os corredores estão sempre à procura de terapias que diminuam dores e incómodos musculares do pós-exercício. A hidroterapia, ou seja, tratamentos medicinais que utilizam a água como principal ferramenta, é uma boa alternativa para recuperação e relaxamento.

A imersão parcial do corpo em água fria é indicada aos corredores pela ação preventiva anti-inflamatória. A rápida ativação circulatória – ou vasoconstrição – e a diminuição da velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas, além do estímulo à produção de endorfinas, previne e diminui a possível inflamação.
Esta técnica é denominada por crioterapia (temperatura entre 5ºC a 13ºC) e, segundo os médicos, também diminui a fadiga, os espasmos musculares e auxilia no relaxamento, sendo mais vantajosa do que o tratamento em água quente, já que a duração do efeito é maior.

Imergir as pernas em água com gelo, imediatamente após uma competição, ajuda o corpo a voltar ao estado "normal". O organismo entende o esforço da corrida como uma agressão e por isso, a imunidade baixa após provas longas. Quanto mais rápida for essa imersão, mais rapidamente o corpo reage. Segundo o que li, os corredores ao efetuarem esta imersão em banho de gelo, não devem demorar mais do que seis minutos, e a imersão deve ser parcial – apenas as pernas, já que é a parte do corpo mais afetada pelo impato da corrida.

Segundo os massoterapeutas, os tratamentos em água quente são indicados para os corredores que sofram de contraturas e fraquezas musculares, limitações na amplitude de movimento, dores incapacitantes e lesões. Como benefícios, promove o relaxamento muscular, diminui espasmos nos músculos assim como a dor, facilita o movimento articular e aumenta a circulação, entre outros. A água quente é mais indicada para relaxamento muscular, além de capacitar as vias aéreas, ou seja, melhorar a respiração. Saunas e banhos de imersão são indicados para os corredores, mas não podem ultrapassar os 15 minutos.

Resumindo:

Água quente
- Indicada para corredores com contraturas e fraquezas musculares, dores e lesões
- Promove relaxamento muscular e diminui espasmos
- Aumenta o limiar de excitação nervosa – diminuindo a dor, facilita o movimento articular, aumenta a circulação periférica e reduz edemas
- Melhora a musculatura respiratória e reduz a atuação da força gravitacional

Água fria (mais aconselhável)
- Ajuda o corpo a voltar ao estado "normal"
- Acção preventiva anti-inflamatória de rápido resultado
- Rápida ativação circulatória, diminuição da velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas e estímulo à produção de endorfinas
- Diminui a fadiga, espasmos musculares e também auxilia no relaxamento do corpo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails