Páginas

domingo, 2 de agosto de 2020

Dores na região do músculo trapézio



As dores na região do músculo trapézio consistem no aumento da tensão muscular deste músculo e pode estar associado a outras musculaturas próximas da sua região como por exemplo os músculos do manguito rotador. Os pontos gatilhos miofasciais (PGMs) são nódulos palpáveis presentes numa faixa tensa localizada no músculo que, espontaneamente ou à dígito-pressão, produzem um padrão de dor referida reconhecida pelo paciente. 

Os locais mais atingidos são: região cervical, região dorsal alta (trapézio), ombro, região interescapular (entre as escápulas), lombar e glúteos. Nos outros locais do corpo não são tão comuns, mas podem aparecer. O músculo acometido pelos pontos-gatilho apresenta fadiga, tensão, fraqueza e espasmos (contração muscular involuntária, ocorre geralmente acompanhando a dor, formando o ciclo dor-espasmo-dor, comum em leões musculares) e contração dolorosa. O que causa os pontos-gatilhos: - Treinos inadequados; - Sedentarismo; - Postura inadequada; - Posições de dormir; - Traumas musculares - Estresse. 

O tratamento dos pontos-gatilho pode ser dividido em três fases: 
1º. Inativação do ponto-gatilho: é feita por injeção de anestesia ou solução fisiológica salina, acompanhada de alongamento e calor, ou com terapias manuais, como, pressão dos pontos-gatilho, fricção profunda e alongamento do músculo. 
2º. Reabilitação muscular: recuperação da amplitude de movimento e fortalecimento muscular, através de alongamentos, analgesia (utilizando aparelhos eletroestimuladores), reeducação postural, massagem, aplicação de calor e cinesioterapia, terapia com movimentos que vai tornar possível o fortalecimento. 
3º. Remoção progressiva de fatores perpetuantes: que nada mais é do que a educação do paciente sobre a prevenção e como agir caso aconteça novas crises. Atua na parte psicológica do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails