Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Massagem desportiva na competição


A massagem é uma das mais antigas formas de terapia e um método fundamental no alívio da dor, relaxamento, estimulação e recuperação muscular, quer a nível preventivo, terapêutico ou desportivo.
Um dos primeiros registos da palavra massagem e da descrição da sua aplicação foi descoberto em textos provenientes da antiga Mesopotâmia, num livro escrito em sumério e acádico, intitulado Mushu’u (que significa massagens).
Outra das referências mais antigas remonta a 3000 a.C, na China, ao livro “The Cong-Fou of the Tao-Tse.
Os Chineses, em 1800 a.C. reconheciam que a arte de friccionar o corpo adequadamente, podia conduzir a uma melhoria significativa, até à cura, acabando por incluír essa técnica na medicina chinesa e aprimorando-a até aos nossos dias.
Na Índia é praticada há cerca de 7 mil anos. Um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade, a massagem Ayurvédica (reconhecida pela Organização Mundial de Saúde), continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional, sendo intensamente praticada por psicólogos e fisioterapeutas. Considerada como a mãe da medicina, os seus princípios e estudos foram a base para o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.
Em 326 a.C. os Gregos aprenderam a massagem Ayurvédica a partir da Índia.
Médicos da Roma e da Grécia antigas, como Hipócrates – o pai da medicina – e Galeno usavam a massagem como uma das suas armas terapêuticas, principalmente na área de preparação desportiva e tratamentos físicos.
Os gregos usavam a massagem nas Olimpíadas para aliviar dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas (apoterapia). Sabiam que ao amassar a muscular de uma atleta, este recuperava rapidamente do cansaço ou de uma lesão causada pela atividade desportiva.
O primeiro relato de manipulação conhecido foi feito por Hipócrates (460-355 a.C.).
No séc. VI, através da Coreia, os conhecimentos Chineses são introduzidos no Japão dando origem ao desenvolvimento do Shiatsu.
Na Europa do século XIX, na Suécia, o esgrimista Per Henrik Ling cria o Real Instituto de Ginástica, desenvolve técnicas de tratamento para problemas músculo-esqueléticos e sistematiza e publica um conjunto de trabalhos sobre a massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails