Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

luxação o que é?


A luxação é vulgarmente conhecida por “deslocamento dos ossos” e consiste no deslocamento repentino e duradouro, parcial ou completo de pelo menos dois ossos de uma articulação. As extremidades das superfícies articulares ficam separadas e acabam por perder o seu correto alinhamento anatômico.

Estas podem ser traumáticas ou não traumáticas, ou seja, na primeira situação que é a mais comum, ocorre devido a um choque violento, quer sejam pancadas, quer sejam torções. Na segunda situação, visto que, não são decorrentes de um trauma, as causas principais são uma má-formação congênita das estruturas ósseas, dos desgastes articulares, nas hipermobilidades dos membros ou em casos de hipotonicidade dos músculos envolvidos nas articulações em causa.

Nos casos em que a luxação é completa, tal como o nome indica, os segmentos ósseos ficam completamente desalinhados, enquanto que, na designada por luxação parcial, incompleta ou subluxação, os segmentos ósseos ficam com uma área de contato muito reduzida, sendo que o osso deslocado se pode manter no interior da cápsula articular (luxação intracapsular), ou pode ficar no exterior da mesma (luxação extracapsular).

As causas mais comuns para que esta situação aconteça, são como já referido, as pancadas violentas, as quedas, uma tração súbita e intensa, em alguns casos as convulsões e ainda algumas patologias, tais como as artrites, os tumores e as paralisias.

Logo após a luxação, desencadeia-se uma reação cicatricial com o intuito de reparar os tecidos moles lesionados, o que se for feito corretamente, vai promover a fixação das estruturas intra-articulares na posição original. Caso o tratamento não seja feito de forma correta, estas estruturas vão cicatrizar de forma anômala, o que vai levar a uma adaptação de todas as estruturas envolvidas, o que por sua vez vai conduzir a uma limitação funcional mais ou menos significativa. Por outro lado vai levar a uma certa instabilidade ao nível da articulação, o que pode conduzir às luxações recidivantes ou recorrentes. A única forma de preveni-las passa por exercitar os músculos, evitar situações de risco, como exercer atividade física sem condições de segurança e fazer o tratamento de anteriores luxações conforme a prescrição médica.

O sintoma inicial é o aparecimento de dor, imediatamente após o incidente, o que vai dificultar ou impedir por completo o movimento da articulação afetada. Ao fim de pouco tempo a dor diminui, voltando a aumentar à medida que a inflamação da zona se desenvolve....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails