Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A massoterapia desportiva



Uma junção das duas grandes linhas que até pouco tempo não se misturavam, a Ocidental e a Oriental. A massoterapia é uma nova postura que está conquistando os amantes da terapia corporal, reunindo técnicas que manipulam músculos, ativam a circulação sangüínea e linfática com práticas de revitalização de pontos energéticos e virtuais do corpo humano.

A massagem ocidental é muito utilizada entre esportistas, inclusive para recuperação de músculos machucados ou paralisados. Essa linha está muito ligada à fisioterapia. Já a massagem oriental busca estimular pontos específicos do corpo onde circulam energia. São usadas há milênios em países como Japão, China e Índia. As famílias acreditam que essas massagens podem prevenir doenças e os médicos destes países confiam em capacidade de cura.


A massoterapia alivia dores musculares e estimula a circulação sangüínea. Além disso, a massagem auxilia o sistema linfático, o que ajudaria a eliminar os resíduos metabólicos no corpo. A drenagem linfática utiliza a massagem para esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática. A massagem como terapia de reabilitação tem sua aplicação bastante conhecida por causa do futebol, onde quase todos os times contam com um massagista para auxiliar na recuperação muscular e ajudar na reabilitação em alguns casos de lesões. Massoterapia ainda tem aplicação na prevenção de distensões e lesões, que podem acontecer por causa excesso de tensão.

Massoterapia é o conjunto de toques exercidos com as mãos e outras partes do corpo ou acessoriamente com aparelhos, sobre uma ou mais partes do corpo com a finalidade terapêutica, anti-estresse, relaxamento, estética e esportiva. A massoterapia além de utilizar da manipulação manual dos tecidos moles do corpo, pode realizar movimentos nas articulações, alongamentos e aplicações de calor e frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails