Páginas

domingo, 7 de agosto de 2011

Falta de nutrientes na coluna pode causar dores nas costas

Segundo um estudo de especialistas do Instituto de Bioengenharia da Catalunha (IBEC), em artigo publicado na revista PLoS Computational Biology, a pressão exercida sobre os discos da coluna pelo levantamento excessivo de peso pode danificá-los ao reduzir o fluxo de nutrientes até eles.

Como este tipo de pesquisa não poderia ser conduzida em seres humanos vivos, os pesquisadores usaram modelos computadorizados dos discos humanos e observaram os efeitos nutricionais e mecânicos da pressão exercida sobre os discos na parte inferior da coluna.

Estudos anteriores indicavam que 80% da população ativa sofre de dores na parte inferior das costas em algum momento da vida, mas pouco se sabe sobre o processo que degenera os discos da coluna.

Os especialistas dizem que um nível normal de pressão ajuda a nutrição das células. Mas a pesquisa feita na Espanha mostra que as pressões excessivas nos discos influenciam negativamente a quantidade de glicose e ácido láctico presentes no disco. As células precisam de glicose, mas o excesso de ácido láctico pode ser prejudicial porque ele interrompe a nutrição e pode dar inicio ao processo degenerativo. A interrupção do balanço nutricional nos discos pode acarretar em doenças degenerativas, que causam dores extremante incômodas para os pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails