Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Depilação desportiva



No ciclismo, tal como em outras modalidades de alta competição, a depilação é obrigatória, pois facilita as massagens e o tratamento de algumas feridas.

Durante a Volta a Portugal, a depilação uma vez por semana é uma prática comum entre o pelotão, uma vez que facilita as demoradas e retemperadoras massagens, tal como o tratamento das dolorosas feridas do alcatrão.

"A depilação... das pernas! No fim de cada etapa, somos massageados sensivelmente 45 minutos a uma hora. É uma massagem profunda e acaba por haver a exigência de a pele ser depilada porque criava uma irritação de tal ordem que tornava a massagem pouco eficaz. Daí a obrigatoriedade de sermos depilados", afirmou Cândido Barbosa,ciclista.

O Ciclista explicou também que a remoção dos pelos "também ajuda, mas ninguém depila os braços ou outras partes do corpo por causa da aerodinâmica, é sobretudo pela massagem, mas também tem essa vantagem". "Não, simplesmente, no meu início de carreira, a forma de me reconhecerem como ciclista na praia era por isso mesmo (estar depilado)", comentou, divertido, quando questionado se a prática originava muitas piadas por parte de amigos e familiares.

José Paz, médico espanhol da LA-Antarte, desvalorizou a crença de que haja maior eficácia aerodinâmica, mas afirmou que existem vantagens relativamente às massagens e tratamentos: "A aerodinâmica não tem muita importância, ainda mais pelas velocidades a que andam. Se andassem a cento e tanto quilómetros por hora talvez se pudesse, eventualmente, estudar se teria resultados práticos".

O clínico adiantou ainda que "tem basicamente duas funções: a primeira é facilitar as massagens que os ciclistas recebem todos os dias, a segunda é facilitar o tratamento de algumas feridas, no caso de terem sofrido uma queda porque uma ferida numa pele com pelo é sujeita às infecções".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails