Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dor nos ossos pode ser sintoma de Mieloma Múltiplo



Câncer no sangue tem atraso no diagnóstico por ser confundido com problemas ortopédicos

A Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – começou uma campanha de conscientização sobre o mieloma múltiplo, tipo de câncer hematológico que atinge quatro a cada 100 mil pessoas acima dos 60 anos e corresponde a 10% dos cânceres hematológicos. A doença, cuja causa ainda não é conhecida, ataca as células plasmáticas, responsáveis pela produção de anticorpos. O tratamento pode exigir um transplante de medula óssea.

O principal sintoma do mieloma múltiplo são dores nos ossos e articulações, além de fraturas espontâneas. Por isso, boa parte dos portadores da doença procura ortopedistas para descobrir o que está errado. Parte desses especialistas, por falta de conhecimento aprofundado sobre a doença, demoram a encaminhar o paciente a um hematologista - o médico habilitado a tratá-la.

O paciente chega ao ortopedista reclamando de dores nas costas. Ele receita um anti-inflamatório. Assim, elimina somente a dor muscular, mas não as dores nos ossos. Quando os pacientes finalmente chegam ao consultório do hematologista, geralmente já estão em fase avançada, com fraturas frequentes ou até o colapso da vértebra”, afirma Celso Massumoto, médico membro do Comitê Científico Médico da Abrale. Se não tratada, o quadro evolui para anemia severa e sangramentos.

“Como em todo câncer, quanto mais rápido o diagnóstico, maiores as chances de cura. Após cinco anos, a taxa de sobrevivência do paciente é de apenas 40%. Por isso, é necessário atingir tanto os pacientes quanto os médicos”, avalia Merula Steagall, fundadora e presidente da Abrale. Celso concorda: “o que falta é informação”.

A entidade distribuio folderes e cartazes explicativos, com linguagem simples e direta, nos principais hospitais e centros de tratamento. A campanha, realizada em parceria com a Associação Brasileira dos Ortopedistas, também foi divulgada nas principais rádios do país por meio de spot.

O tratamento do Mieloma Múltiplo é feito à base de drogas como o Bortezomib (cujo nome comercial é Velcade), aliado ao Fosfato de Dexametasona (Decadron). O índice de resposta a estes medicamentos é de 45%, taxa alta para cânceres. Em pacientes mais jovens, a opção preferida pelos médicos é quimioterapia seguida de transplante de medula óssea.

3 comentários:

  1. Então deveria ser conduta padrão médicos pedirem exames para descartar possível mieloma, descartando tal possíbilidade focariam nas questões musculares e osteomusculares. Deveria ser conduta padrão sempre partir da pior hipótese, câncer, depois outras coisas 'menos' graves ou fatais( isso foi até dito em entrevista na Tv por um diretor do INCA, num programa com paciente oncológicos de neoplasia de pulmões, sobre diagnósticos tardios). Mas o que se vê em todas as consultas é que sempre acham que é coisinha pouca, quando não que o paciente está inventando dores, muitas vezes para não trabalhar ou algo assim.
    Como nunca pensam no pior, preferem o remedinho para dor e deixar o paciente 'feliz', isso deveria ser considerado negligência médica.

    ResponderExcluir
  2. é possível ter leucemia sem nunca ter tido anemia,e o q é finfocitose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linfocitose é um aumento do número de linfócitos no sangue geralmente detectado na análise de hemograma. Quando ocorre o contrário, ou seja, quando os linfócitos diminuem de número, dá-se o nome de linfocitopenia.

      Linfócitos normalmente representam 20 a 40% dos leucócitos circulantes do sangue. A contagem absoluta pode ser diretamente medida pela citometria de fluxo, ou calculada pela multiplicação do número de leucócitos totais pela porcentagem obtida dos linfócitos achados em uma contagem diferencial de hemograma.[1] Em adultos, a linfocitose absoluta está presente quando a contagem absoluta de linfócitos é maior que 4.000 por microlitro, em crianças mais velhas quando é maior que 7.000 por microlitro e em crianças maior que 9.000 por microlitro[2]. Linfocitose relativa é normal em crianças abaixo dos dois anos de idade.

      Linfocitose é um achado na infecção, principalmente em crianças. Em pessoas mais velhas pode ser o indício de presença de doenças linfoproliferativas como leucemia linfóide crônica e linfomas, geralmente presente com linfoadenopatia.

      Causas

      Causas da linfocitose absoluta incluem: infecção viral aguda, como a mononucleose, infecção pelo vírus Epstein-Barr, e hepatite; outras infecções agudas como pertússis e toxoplasmose; infecções intracelulares por bactérias como na tuberculose ou brucelose.

      Causas de linfocitose relativa incluem: idade menor que 2 anos; infecções virais aguda; doença do tecido conectivo, hipertiroidismo, doença de Addison, e esplenomegalia com sequestração esplenica dos granulócitos.

      fonte wikipedia.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails