Páginas

sábado, 6 de agosto de 2011

Massoterapia Milenar e Contemporânea



Aspecto Histórico:
Neste artigo convencionamos alguns termos e citações como sinônimos: massagem e/ou massoterapia, considerando que essas citações são descritas pelos diversos autores aqui referenciados, assim como também designa a prática de procedimentos manuais com fins preventivos e terapêuticos.

Segundo Cassar (2001) A prática da "massagem" vem desde os tempos pré-históricos, com origens na: Grécia, Roma, Índia, Japão e China.
As referências mais antigas encontradas são nos manuscritos de Nei Ching, um texto médico chinês escrito num período anterior a 2500 a.C. Escritos posteriores sobre a massagem ou "massoterapia" foram desenvolvidos por eruditos e médicos, como Hipócrates no século V a.C. e Avicena e Ambrose Paré nos séculos X e XVI. Um livro muito citado na idade média sobre massagem, The Book of Cong-Fou, foi traduzido por dois missionários Hue e Amiot, criando um grande interesse e influenciando o pensamento de muitos pesquisadores da massoterapia.

A palavra terapêutica é definida tratamento ou cura de um distúrbio ou doença. Ela vem do grego terapêuticos e relaciona-se ao efeito do tratamento médico (therapeia). A palavra massagem ou massoterapia também vem do grego masso, que significa “amassar”.
Hipócrates (480 a.C.) usou o termo anatripsis, que significa “friccionar pressionando o tecido”, e este foi traduzido, posteriormente, para a palavra latina frictio, que significa “fricção” ou “esfregação”. A expressão para a massoterapia na Índia era shampooing; na China a massoterapia era conhecida como Cong-Fou e, no Japão, como Ambou.

É importante relembrar que Hipócrates, Heródiko, Aristóteles, Celso, Platão, Galeno, Henrick Ling e muitos outros contribuíram para que a história da massagem ou massoterapia não se perdesse no tempo.
Nessi (2003, p. 1) explica que:

A massagem é utilizada de forma instintiva por todos nós. Assim, ao contundir uma parte do corpo, temos por hábito friccionar o local com as mãos, prática essa que é um dos métodos naturais de cura mais antigos da humanidade e está presente nas áreas de medicina, esporte e estética.

Segundo Fritz (2003, p.15) em 1990 David Palmer formaliza o conceito de "massagem on-site ou de cadeira".
Glay e Pounds afirmam:

Clay e Pounds (2003, p.29) a massoterapia está passando por um renascimento, na medida em mais pessoas vêm descobrindo sua eficácia como método de relaxamento, de combate ao estresse [...]

Existem técnicas variadas para se aplicar a massoterapia, de forma didática atualmente são aplicadas às técnicas ocidentais e as técnicas orientais.
A massoterapia deve ser aplicada com base nos conhecimentos nas técnicas ocidentais ou orientais, com embasamento científico da massoterapia clínica, e ainda embasado nos estudos da anatomofisiologia, patologias e disfunções dermato-neuro-músculo-esquelética.

A massoterapia deve ser eficiente, podendo ser realizado em institutos, clínicas, nas empresas ou no domicílio.

A massoterapia pode proporcionar mais conforto e relaxamento, se aplicada nas regiões que sofrem a ação do estresse (cervical, ombros, lombar, membros superiores e inferiores. Podem ser utilizadas diversas manobras de massoterapia, aqui denominadas como: deslizamento, compressão, fricção, amassamento e vibração; a técnica é milenar, mas as adaptações são modernas e com embasamento científico.

Efeitos Fisiológicos Atribuídos a Massoterapia.
A massoterapia, quando aplicada de forma correta, estimula uma ação direta, de efeitos locais, causando uma sensação de alívio, de relaxamento e bem estar geral no local de sua aplicação e uma ação direta sobre o fisiológico, produzindo maior resposta de alívio na área afetada, como a diminuição do acúmulo de tensão, se bem aplicada.
Knapp, Apud Krusen (1986), descreve que os efeitos da massagem podem ser reflexos e mecânicos:

Efeitos reflexos são produzidos na pele pela estimulação dos receptores periféricos, os quais a seguir transmitem impulsos através da medula espinhal ao cérebro e produzem sensações de prazer ou relaxamento [...] do músculo bem como da tensão mental.

Os efeitos mecânicos consistem em medidas que auxiliam o fluxo de retorno da circulação de sangue e linfa [...] podem ser eficazes para estirar aderências entre as fibras musculares e mobilizar acumulações de líquidos.

A massoterapia sobre o organismo contribui para melhorar os efeitos sistêmicos do organismo, estimulando a circulação centrípeta: sangüínea e linfática, através de estímulos neurovasculares, diminuindo a congestão e recuperando a homeostasia.
Os efeitos fisiológicos da massoterapia são:

1 - Fortalecimento das fibras tegumentares mediante movimentos constantes e rítmicos;
2 - Estimulação da circulação dos fluidos, tais como a circulação venosa e a linfática;
3 - Promoção da elasticidade e melhora na hidratação, mediante a manipulação dos tecidos moles;
4 - Redução das disfunções dermato-músculo-esqueléticas, tais como rigidez e imobilidade muscular através da melhora da elasticidade dos tecidos moles em processos cicatriciais;
5 - Melhora na homeostasia do funcionamento do sistema nervoso;
6 - Revitalização nas disfunções dos órgãos internos através da estimulação;
7 - Aprimoramento do metabolismo global por meio de estimulação direta ou indireta das glândulas endógrinas, endógenas e/ou exógenas.
8 - Aumento na velocidade de reabsorção metabolização do ácido lático e demais catabólitos acumulado nos tecidos corporais após intensa atividade física, evitando a degradação do tecido muscular e algias.
9 - Auxilia no equilíbrio emocional, na consciência corporal e auto estima.

Segundo Fritz (2002, p. 5) os efeitos fisiológicos da massoterapia, são estudados no Touch Research Institute da Escola de Medicina da Universidade de Miami: a Dra. Tiffany Field apud Fritz (2002) descreve:

[...] ampliou em muito nossa compreensão da importância do toque ao estudar muitos grupos diferentes de pessoas, inclusive bebês, pessoas idosas, pessoas que no momento estavam bem, porém sob estresse, e pessoas muito doente. A pesquisa apóia a crença de que tocar de maneira estruturada é uma necessidade muito importante, se não absoluta, de todos os seres vivos.

Podemos deduzir a partir das pesquisas mais recentes, que a massoterapia pode interferir na:

1 - Facilitação do crescimento, devido o alívio das algias nos períodos de "estirão" do adolescente;
2- Aumento da atenção e do aprendizado, tendo resultados positivos em pessoas com problemas de concentração, hiperatividade ou incapacidade de aprendizado;
3- Auxílio no desenvolvimento das atividades sociais, no que se refere ao tocar e ser tocado;
4- Auxílio na superação de vícios e compulsividade se o mesmo é provocado por ansiedade;
5- Atenuação dos sintomas pré-menstruais (TPM);
6- Auxilia na regulação do fluxo sangüíneo, principalmente o centrípeto;
7- Redução da ansiedade, durante as crises de estresse;
8- Diminuição dos níveis de hostilidade em indivíduos com hipertensão;
9- Diminuição do tempo de cálculo matemático e aumento do número de acertos, auxiliando o raciocínio lógico.
10- Melhora da tensão muscular psicofísica;
11- Redução do estresse nas fases de alarme e resistência.

Mediante os efeitos fisiológicos citados, a massoterapia é uma grande aliada em qualquer setor de trabalho, nas atividades da vida diária e para aqueles que são acometidos pelos sintomas do estresse.

Efeitos Locais e Gerais da Massoterapia
Os efeitos da massoterapia sobre o organismo podem ser descritos em: sedante e estimulante.
O efeito sedante da massoterapia é conseguido pela anulação progressiva da sensibilidade da dor ou desconforto, estimulado por meio da fricção gradual e continua das terminações nervosas localizadas na derme e disseminadas na direção dos demais tecidos moles interligados. Tal fricção permite sedar os estímulos nocivos. O Dr. Ruffier (1979), afirma que:

A simples imposição das mãos, imobilizadas ou praticando um leve deslizamento, tem às vezes, sobre o sistema nervoso, uma ação manifesta; dependendo dos casos, ela acalma as pessoas excitadas e contraídas, ou anima as deprimidas. É um efeito de causa aparentemente misteriosa, que nem todos os massagistas conseguem, mas que faz com que muitos dos massageados fiquem presos aos massagistas que o realizam. Podemos chamar “neurotônico” este efeito do simples contato com as mãos.

O efeito estimulante se consegue por meio da estimulação das terminações nervosas da pele e neuromuscular, através da aplicação de diferentes técnicas de massoterapia, por meio das quais se consegue fazer com que as absorções dos elementos vitais, sejam potencializadas nos tecidos moles.


Clay e Pounds afirmam:

Os tecidos moles do corpo reagem ao toque: Existem muitas teorias que explicam esse fato. Uma das mais persuasivas é que a dor miofacial é causada por um circuito de retroalimentação (feedback) neuromuscular autoperpetuadora, no qual a estimulação por meio do toque interfere, restaurando assim a função normal.

Ação Fisiológica da Massoterapia Neuromuscular
Segundo Leitão apud Nessi (2003), com a finalidade de se obter maior clareza do papel da massagem ou massoterapia, devemos citar uma parte do trabalho de dois grandes fisiologistas: Best e Taylor, segundo os quais a fricção profunda causa uma dilatação capilar duradoura. Desse modo, as trocas gasosas no interior dos músculos são realizadas com maior facilidade, permitindo que o sangue circule facilmente e com maior quantidade de oxigênio. Devido ao maior aporte sangüíneo no interior do músculo e na superfície da pele, ocorre um aumento pequeno na temperatura e uma conseqüente vasodilatação. Além disso, a massoterapia também desempenha papel importante nas trocas nutritivas e gasosas, entre a corrente sangüínea e os tecidos subcutâneos, contribuindo para melhorar o funcionamento de todo o organismo.
Segundo Figueira apud Nessi (2003, p. 5), também afirma que:

Massagem é o termo usado para indicar um conjunto de manipulações sistemáticas, científicas e corporais, podendo ser manual ou mecânica, com efeitos sobre os sistemas nervoso, muscular e circulatório. A massagem hoje é também uma terapia de alívio, podendo ser utilizada a qualquer momento, desde que feita com sabedoria.

Podemos dizer que a massoterapia estimula a nutrição tecidual e muscular, impedindo que a fadiga se acumule num músculo ativando a circulação e conseqüentemente eleva a capacidade de reabsorção dos catabólitos celulares. A massoterapia sendo empregada sobre os músculos pode ser estimulante, se realizada por apenas 15 minutos e pode fazer com que desapareça, temporariamente o estresse muscular, o qual se manifesta após uma jornada de trabalho e atividades da vida diária.

Ação Fisiológica da Massoterapia Sobre o Sistema Nervoso
A massoterapia sobre o sistema nervoso, dependendo da pessoa a qual está sendo submetida e pode agir de formas diferentes. Aplicada num ritmo rápido e com intensidade leve estimula e excita, ao passo que com uma intensidade moderada à profunda num ritmo lento acalma, produz efeitos sedativos.


Cassar (2001), afirma “o efeito reflexo sobre sistema nervoso autônomo mais freqüente da massagem é sensação geral de bem-estar”.
Com as modernas e atuais tecnologias hoje é possível saber o que ocorre a nível nervoso e endócrino quando se aplica a massoterapia sobre o corpo humano.
Fritz (2003, p.5) afirma:

A tecnologia científica nos possibilitou descrever algumas respostas fisiológicas ao toque, tais como as mudanças na concentração de hormônios, alteração na atividade do sistema nervoso central e periférico e na regulação dos ritmos do corpo.

Manobras da Massoterapia
Deslizamento: Ação mecânica sobre a pele; desobstrui os poros; melhora a circulação cutânea; aumenta a temperatura local; exerce efeito calmante sobre os filetes nervosos e é de profundo auxílio à circulação de retorno venoso e linfático, liberando catabólitos nos espaços intercelulares.
Fricção: Aquece; produz grande fluxo sanguíneo na superfície da pele, deixando-a com hipertermia e facilitando a absorção de produtos de uso tópico, facilita a liberação de aderências e fibroses na derme e mio-facial.
Vibração: Melhora o relaxamento e a atividade dos músculos e tendões; atenua a hiperexcitabilidade nervosa; melhorando por via vasomotora, o fluxo venoso e linfático dos tecidos moles.
Amassamento e compressão: Libera tencionamentos dos músculos e tendões retraídos por tensão excessiva e crônica; aumenta a energia da fibra muscular; abranda a aderência e cicatrizes das fascias; ativa a circulação local e melhora a nutrição dos tecidos moles.

Só haverá saúde se houver o toque, e o toque é essencial para existência da vida humana, portanto toque com amor, toque com respeito, toque com responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails