Páginas

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Você Sabia Que o Corpo Demora até 72 Horas Para se Recuperar Após a Atividade Física ?


Durante a fase de esforço, o corpo está em processo catabólico, ou seja, o organismo degrada as moléculas musculares para obter a energia necessária à produção de força (através das contrações musculares), provocando deste modo danos em todos os tecidos, musculares e ósseos. Recuperar passa portanto por ressintetizar estas estruturas danificadas. A sensação de fadiga, falta de coordenação, apatia, etc., nos períodos de treino mais intenso, ocorre por falência muscular devido à perda de moléculas responsáveis por “comunicar” com o sistema nervoso central. Portanto, a otimização dos processos de recuperação faz precisamente a diferença entre o desempenho adequado ou o fracasso em alcançar os objetivos propostos por nós.

TEMPOS MÉDIOS DE RECUPERAÇÃO
Em regra, o corpo necessita entre 48 a 72 horas para restabelecer os diferentes sistemas afetados. Os dados seguintes mostram o tempo médio de recuperação para cada tipo de esforço efetuado em pessoas com uma boa capacidade de treino.

TIPO DE EVENTO / TEMPO MÉDIO DE RECUPERAÇÃO
Capacidade Aeróbica / 24 horas
Capacidade Anaeróbia / 48-72 horas
Velocidade / 36-48 horas
Força máxima / 48-72 horas
Fortalecimento Muscular / 24-48 horas
Flexibilidade / 24 horas

RECUPERAÇÃO APÓS O EVENTO DESPORTIVO
Durante o treino, o corpo usa o glicogénio para as contrações musculares, colocando as reservas de glicogénio muscular em níveis mínimos. Ocorre a desidratação e as proteínas contráteis têm danos estruturais graves. Por esse motivo, o objetivo da recuperação será a hidratação, para reparar todos estes danos e perdas repondo os níveis de glicogénio e líquidos perdidos. Trata-se da primeira oportunidade para uma recuperação correta. O corpo está num estado metabólico único para assimilar os nutrientes e podemos usá-lo para uma recuperação rápida.

A Massagem Desportiva é uma das mais eficazes aplicações na preparação e recuperação muscular. Deve incorporá-la no seu plano de treino e fazê-la regularmente. A massagem minimiza a ocorrência de lesões, ativa a circulação sanguínea acelerando o processo de recuperação celular, reduz a fadiga muscular, aumenta a performance e recupera-o rapidamente do desgaste muscular do treino ou competição.
Procure sempre um terapeuta qualificado pois ele saberá como atuar em função do seu estado, aplicando uma massagem adequada.
Diminua seu Tempo de Recuperação...
Pratique Massagem !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails