Páginas

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Dor muscular & anti-inflamatórios



Praticamente, todas as pessoas que se exercitam já sentiram dor muscular após um treino ou atividade física de maior exigência. Quando se analisa a situação dos que iniciam algum tipo de treinamento resistido (que envolve o uso de força), como musculação, treinamento funcional, pilates, crossfit e, afins, é praticamente certo que o sujeito sentirá dores musculares nos dias seguintes após a prática.


Não há motivo para se preocupar com tal dor, pois é natural que ela ocorra entre 24 e 72 horas após a prática da atividade. Isso se dá devido ao fato do corpo estar se recuperando da sobrecarga gerada pelo exercício físico, pois certos tipos de treino, em especial das atividades citadas, geram microlesões nas fibras musculares, sendo tais perfeitamente naturais e até desejáveis, pois através delas que há sinalização para que o corpo produza mais massa muscular. A atividade física gera tal situação e ao mesmo tempo facilita a solução do problema, pois aumenta a circulação sanguínea para os tecidos que sofreram esses microsmachucados se recuperarem.

Desta forma, não vale a pena fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios para reduzir a dor muscular tardia (DMT), pois estes fármacos interrompem o processo descrito no parágrafo anterior e podem gerar futuras lesões. Isso ocorre devido ao fato de não possibilitar que haja plena recuperação e supercompensação para o corpo.

Há diversos estudos na literatura que demonstram o quão maléfico é tomar anti-inflamatório para combater DMT, sendo os principais pontos observados a diminuição do crescimento muscular e aumento da sobrecarga dos rins.

Em relação aos rins, isso acontece devido ao fato destes órgãos serem os responsáveis por metabolizar o anti-inflamatório que, em conjunto com a sobrecarga natural oriunda da atividade física (rim também metaboliza a destruição muscular originada pelas microlesões), geram grande sobrecarga. Se houver um quadro de desidratação associado aos anteriores, algo bastante comum em atividades que geram aumento da frequência respiratória e transpiração, estaremos diante de uma situação bastante incômoda para os rins.

Assim sendo, fica o registro para que você não gaste dinheiro com algo que trará grandes malefícios para o seu corpo apenas para ter alívio de dores musculares tardias. Opte pela massagem (leve!) ou compressa de gelo (principalmente, em pontos articulares), pois estes ajudam na recuperação de forma natural e saudável. Respeite a dor e assim treinará com saúde.


Luís Otavio Bueno de Toledo
E-mail: personalluistoledo@gmail.com

Personal trainer graduado pela USP (bacharel em Esporte graduado em 2012 – trabalhou na área fitness do Clube Paineiras do Morumby em São Paulo e no Clube Mogiano, em Mogi Mirim)

fonte:https://opopularmm.com.br/dor-muscular-anti-inflamatorios-21778

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails