A bicicleta impõe constrangimentos musculares em relação com a intensidade e a duração do esforço. Esporte praticados exterior, a tolerância do esforço e os gastos energéticos dependerão das condições climáticas, da intensidade e direção do vento.
Uma boa bicicleta bem adaptada pode, com efeito, limitar os constrangimentos, mas os quilomêtros percorridos far-se-ão sentir !
As contraturas não são raras e a massagem pode revelar-se uma resposta maravilhosa não medicamentosa aos sofrimentos musculares.
Massagem de preparação para o esforço antes da saída.
Tradicionalmente reservada aos competidores, pode também ser usada em automassagem por todos os apaixonados de bicicleta.
Objetivo da massagem
Preparar o esforço.
Esta massagem é tonificante, energética, estimulante e de curta duração.
Sera eftuada de preferência nos membros inferiores portanto nas coxas e nas panturrilhas, complemento dum aquecimento dos músculos para libertar os constrangimentos, lubrificar as articulações e solicitar o sistema cardiovascular.
Pode-se realizar uma automassagem com óleos e bálsamos quando está frio para aumentar a temperatura local dos músculos, sem esforços cardíacos.
Conclusão
A massagem deve fazer parte de uma rotina esportiva para favorecer o desempenho e a recuperação.
Massagem de recuperação pós-saída
A prática da bicicleta de estrada, de trilha, de lazer ou mountain bike solicita os músculos inferiores, impõe constrangimentos ao nível das nágedas, tensões ao nível da coluna vertebral e também nos membros superiores e na cintura escapular.
A bicicleta é um esporte, bom para a saúde. Pode-se também apresenta-lo como esporte saúde bem que contraturas ou dores musculares podem resultar duma saída um pouco longa ou fora do hábito.
A massagem ocupa um lugar essencial para limitar essas dores pós esforço.
A massagem esportiva é indicada para toda a gente. Provoa uma vasodilatação, uma hipertemia local, uma drenagem e estimulação circulatórias que melhoram o estado do músculo, eliminam os resíduos e reconstituem as células musculares.
As três virtudes da massagem de recuperação:
- Relaxar,
- Diminuir as contraturas,
- Eliminar os resíduos.
Técnica de massagem
Deve instalar-se num local agradável sobre uma mesa larga, o conforto reforçando a eficacidade.
As técnicas são múltiplas combinando :
- vibrações,
- amassamento,
- apalpar e rolar,
- afloramento,
- E MTP (massagem transversa profunda) numa zona dolorosa.
A massagem pode também ser efeituada debaixo de chuveiros filiformes quentes ou pelo contrário chuveiros multi jatos ou debaixo de lâmpadas infravermelho com óleos essenciais ou bálsamos reconstituintes.
O sentido da massagem subindo para o coração e respeitando as fibras musculares permite favorecer a circulação chamada “de volta” eliminando os residuos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário