Páginas

domingo, 9 de junho de 2013

Massoterapia a favor do esporte


A terapia por massagem teve sua ciência desenvolvida dentro de um centro em Estocolmo, na Suécia, e nos dias de hoje é usada em várias modalidades, como nas lutas

Terapia por massagem ou terapia alternativa, também conhecida de Massoterapia, é a técnica atualmente utilizada como um complemento que auxilia para que o atleta, e o massoterapeuta, alcancem seus objetivos.
No Brasil, a técnica é muito usada nos clubes de futebol e também em várias outras áreas esportivas, auxiliando sempre os atletas como um dos complementos mais eficientes. A terapia, inclusive, vem sendo muito empregada na área de lutas.
Para entender como essa terapia é usada no esporte, O jornal O Estado RJ conversou com o professor e massoterapeuta Rogério Pires, que atua na área há 20 anos. Segue a entrevista abaixo:
O Estado RJ- Qual a importância da massoterapia nos dias hoje para o esportes?
Profº Rogério Pires-  A massoterapia como ciência foi desenvolvida dentro de um centro de esportes em Estocolmo Suécia. Após o advento da massagem Sueca, o mundo passou por mudanças significativas. Aliás, este ano estamos comemorando os 200 anos da Ciência, Profissão e arte da massoterapia.
OERJ- Quais técnicas são usadas para melhorar o condicionamento físico dos atletas em geral?
PRP-   A Terapia por massagem é utilizada no esporte para diversas finalidades, mas, para o condicionamento físico existem programas que incluem desintoxicação de tecidos, nutrição de tecidos, métodos de alongamento de fibras para ajudar nas performances de atletas de ponta. Tudo é focado segundo o objetivo do preparador físico ou da equipe médica. Devemos lembrar que a Massoterapia, era vista como complemento e agora já é aceita nas equipes como método adjunto na área de preparação física ou médica.
Na verdade, os programas de Terapia por massagem nos programa com atletas, é novo no Brasil sendo oficialmente implementado há cerca de 10 anos. Antes a massoterapia era vista como complemento para reabilitação do que para ações especificas e independentes.
OERJ- Para lesões a técnica da massoterapia é diferente?
PRP- É diferente sim, assim como existem diversos sistemas de massagem as abordagens são diferenciadas. Atualmente temos os seguintes métodos: Sistema Sueco, Sistema de massagem terapêutica, Sistema de massagem Desportiva, Abordagem miofascial, sistema de massoterapia clinica e ambulatorial.
Todas podem tratar ou ajudar na reabilitação de lesões, mas o foco do profissional de massoterapia é o sistema de tecidos moles do corpo como Músculos, tendões, ligamentos e fascias primordialmente e alguns casos as articulações. Portanto, o tratamento de lesões a massoterapia atua em conjunto e em alguns casos individualmente. Mas, em se tratando de equipe interdisciplinar no esporte o profissional de massoterapia não atuará sozinho.
OERJ- Quais os benefícios  que essa técnica pode trazer para os atletas?
PRP-  Atualmente foi comprovado que a Massoterapia serve de anti-inflamatório, outra pesquisa descobriu que a massoterapia de forma sistêmica (aplicada no corpo todo durante 60 minutos), pode promover sono reparador e aumento de geral de aporte sanguíneo, ótimo para cicatrização geral. Temos observado que a massoterapia auxilia na recuperação de atletas após um programa intensivo de treino, recebendo massoterapia nos intervalos.
O Estado RJ- Como é o trabalho dos massoterapeutas  no COB- Comitê Olímpico Brasileiro?
PRP- Como trabalhamos com a  Associação Brasileira de Massoterapia Clinica (ABRAMC) possuímos grupos de estudo e estamos acompanhando o trabalho da massoterapia no Comitê. Já sabemos que nossos massoterapeutas são bem respeitados mundialmente. Mas o Brasil  está fazendo mudanças ou seja, modificando os programas de treinamento dos massotepeutas. A ideia é o aperfeiçoamento contínuo. Como a Terapia por massagem está em crescimento cientifico, muitas mudanças estão para ser implantadas.
OERJ- Você tem algum objetivo com a massoterapia junto ao esporte?
PRP- Sim. Como faço parte de um grupo de pesquisa, meu ideal seria colocar a prova novas pesquisas com terapia por massagem e uma delas que já está em andamento é descobrir os efeitos da Massoterapia no processo de envelhecimento muscular. O que irá contribuir no processo de gerontologia..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails