Páginas

sábado, 8 de junho de 2013

Massagem para alívio da dor e redução de contraturas musculares


MARQUES (2010) a massagem é uma técnica de tratamento de determinadas disfunções dos músculos e de outros tecidos moles do corpo com a finalidade de normalizar esses tecidos, através de procedimentos manipulativos, que incluem a aplicação de pressão e movimento. É uma prática terapêutica descrita há mais de 4.000 anos, e que apresenta mais de 80 modalidades, entre as quais a massagem terapêutica.

CARVALHO (2002) antigamente as civilizações antigas não utilizavam a terminologia: massagem. A maioria das civilizações primitivas tinha a medicina como uma forma ritualista juntamente com as atividades de magia ou misticismo.

Essas civilizações antigas usavam a massagem em combinação com muitas variedades de terapia com água para limpar e purificar o corpo contra espíritos causadores de doenças: banhos, sauna, fonte de água termal e tendas de suor.

MARQUES (2010) a massagem terapêutica provoca o aumento do suplemento de sangue e de oxigênio às áreas massageadas, condicionando o seu aquecimento e o conseqüente alívio da dor e redução de contraturas musculares.

A autora fala também que além destes efeitos diretos sobre as áreas intervencionadas, a massagem proporciona indiretamente uma diminuição do “stress”, melhorando situações de ansiedade e de depressão e provocando relaxamento e bem-estar geral. Sendo uma das técnicas mais utilizadas pelos profissionais de reabilitação que exercem a sua atividade integrada em equipas multidisciplinares dedicada aos cuidados continuados e paliativos, a sua aplicação em pessoas na fase final da vida é uma prática muito comum.

Apesar de a massoterapia ter contido uma evolução milenar, começou ganhando destaque nos últimos cinqüenta anos. Seu rápido crescimento demonstra a popularidade e a legitimidade de sua prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails