Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2013

Lesões nos isquiotibiais


Lesões nos mm. isquiotibiais são comuns no futebol e apresentam uma elevada taxa de reincidência  A maioria das lesões ocorre com os isquiotibiais no seu comprimento máximo. Este estudo compara dois métodos de reabilitação. Um novo método (protocolo-M), no qual os exercícios para os isquiotibiais são realizados com o complexo músculo-tendão no seu comprimento máximo (recorrendo principalmente a exercícios excêntricos) e o outro, (protocolo-C) com exercícios convencionais onde o comprimento máximo do complexo músculo-tendão não é considerado. Um total de 75 jogadores foram incluídos. Os principais resultados em análise foram: 1) tempo de regresso ao treino após lesão e 2) seleção para os jogos. Recidivas foram registradas durante um follow-up de 12 meses.


Os jogadores do protocolo-M apresentaram um tempo significativamente inferior para regressar ao treino após lesão (28 dias) em comparação com os jogadores do protocolo-C (51 dias). Apenas uma recidiva foi registada no protocolo-C. Isto sugere que um protocolo de reabilitação baseado em exercícios com o complexo músculo-tendão posicionado no seu comprimento máximo, promove um retorno mais rápido à competição.

Além deste resultado, avaliou-se a relação entre o tipo de lesão e o tempo de recuperação. Concluiu-se que as lesões nos isquiotibiais decorrentes de corridas a alta velocidade (normalmente lesões na porção longa do bíceps femural) apresenta um tempo significativamente mais curto de recuperação em comparação com lesões decorrentes de alongamentos extremos (normalmente lesões no tendão proximal do músculo semimembranaceo). As lesões na parte proximal dos tendões envolvem mais tempo de recuperação. Assim, quanto menor a distância da lesão à tuberosidade isquiática, maior o tempo de recuperação. From: Askling et al, Br J Sports Med (2013). Direitos reservados ao BMJ Publishing Group Ltd.

Traduzido por Joana Borges de Azvedo - Fisioterapeuta, MSc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails