Páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Lesões da perna mais comuns em corredores de longa distância


Parte 1 -Este artigo foca-se na Anatomia e Biomecânica da maioria das lesões da perna mais comuns em corredores de longa distância (porcentagem de corredores lesionados). 


- Síndrome de Stress Tibial Interno (SSTI) (4.9%): acredita-se ser uma periostite ou uma sobrecarga do córtex ósseo causado pelo stress na face pósteromedial da tíbia pelos músculos sóleo ou músculos flexores profundos e suas aponeuroses. Pessoas com SSTI apresentam um aumento da flexão plantar da tibio-társica, teste de deslize talar positivo e diminuição da rotação interna da quadril; também apresentam uma velocidade de marcha significativamente mais lenta, aumento da pressão no médio pé, pronação excessiva e aumento súbito na intensidade/ duração do treino em piso irregular. Estes fatores aumentam a tensão do soalho plantar pela contração excêntrica para resistir à pronação. 

- Tendinopatia Aquiliana não-insercional (4.8%): durante a corrida, a carga do tendão do calcâneo excede 12,5x o peso do corpo; o tendão pode alongar acima dos 4% antes de ocorrerem estragos microscópicos (a ruptura macroscópica ocorre acima dos 8%). O excesso de lateralidade do calcanhar e a pronação compensatória alteram a cinemática, reduzem a atividade muscular proximal ( mm. reto femoral, médio gluteo), assim como diminuem a flexibilidade, provocam o sobreuso e a geração de força de uma forma desigual por parte dos músculos gastrocnêmios e sóleo, podendo aumentar a tensão sobre o tendão do calcâneo e conduzir à tendinopatia.

A parte 2 deste artigo focar-se-á nas fraturas de stress da tíbia e rupturas musculares dos músculos gastrocnêmios e sóleo. > De: Gallo et al., Sports Health (2012) 4:485-495. Todos os direitos reservados aos autores.

Lidia da Silva Farinha - Fisioterapeuta, MSc e Doutoranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails