Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A importância da flexibilidade para o atleta





Todos os atletas devem reservar algum tempo em suas rotinas para a prática de exercícios de alongamento, estes melhoram a flexibilidade e a amplitude dos movimentos.

Horários mais adequados para fazer os alongamentos: De preferência, o atleta deve fazer as sessões de alongamentos em horários diferentes das suas outras atividades físicas. Antes de iniciar um exercício, o importante é aquecer o corpo, e não alongar. Ao término do exercício, o ideal é relaxar, descansar.

Cuidados ao se alongar: Apesar de serem exercícios aparentemente leves, os alongamentos podem machucar. Quando há excesso, algumas fibras musculares se rompem, o que provoca dor e desconforto, e pode até limitar o atleta a realizar outras atividades. Por isso, não é correto fazer o alongamento após a atividade física, quando o corpo está quente, e fica mais difícil perceber o excesso de força sobre s articulações.

Prevenção de lesões: Um corpo alongado, com boa amplitude articular evita lesões, portanto o alongamento deve fazer parte da rotina do atleta sempre.

Com passar dos anos, perdemos tanto a amplitude dos movimentos, como a força muscular, por isso os exercícios de alongamento e de resistência devem fazer parte da rotina de todas as pessoas. Lembre-se que o alongamento não deve ser doloroso, a dor é um sinal de “pare”. Alongue com cuidado, respirando de forma lenta e contínua. Fique atento aos sinais de seu corpo quando ele diz que você pode ir adiante, ou deve parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails