Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

DOR CRÔNICA E MASSOTERAPIA


 Massagem pode aliviar dor crônica. Sim, pesquisas revelaram que a massoterapia pode amenizar quadros álgicos de diferentes origens. U...ma investigação mostra como a dor crônica pode ser aliviada. A noticia inovadora é que os sistemas de massoterapia podem aliviar quadros álgicos.No Canadá, uma em cada dez pessoas sofre de dor crônica. Segundo a Ipsos Reid 2001 Canadian National estudo da dor, que compreendeu cerca de 31% dos canadenses na pesquisa. Nos E.U.A, a American Pain Association estima que a dor crônica afetado cerca de 86 milhões de americanos (2001). A dor é anotada para ser a queixa principal e mais frequente e trouxe para os médicos norte-americanos um grande dilema, não ter recursos para trata-la. As autoridades médicas define a dor como uma sensação subjetiva que não pode ser observada, ou mesmo medida diretamente e muitas vezes é explicadas pelo conceito de stress ou como resultado de estresse mental. Aparece com surpresa, então, por que tantas pessoas buscam formas alternativas/ complementares de lidar com sua dor? Em 1997, um inquérito de saúde E.U.A mostrou que os consumidores gastaram entre 4 e 6 bilhões de dólares em massagens. A American Massage Therapy Association, observou que 47% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa de consumo,faziam uso de algum método de massoterapia,onde as mais requeridas eram a massagem terapêutica, massagem ambulatorial e massagem miofascial. Para aliviar e controlar sua dor, 91% dos pesquisados disseram que a massagem terapêutica foi eficaz na redução da dor.
 
Alívio da Dor - Na Grécia e Roma antigas, era realmente os médicos que utilizavam a massagem como um dos principais métodos para tratar a dor. Hoje, massagistas, Massoterapeutas Body workers e licenciados em massagem são alguns dos melhores profissionais treinados para lidar com síndromes de dor miofascial e musculoesqueléticas nos EUA /Canadá. Mas, somente os massoterapeutas? Sim, isso porque eles são treinados para fazer esse trabalho, analisar, encontrar e aliviar o tecido mole afetado. Terapeutas de tecidos moles ou de manipulação são treinados em anatomia, fisiologia e patologia, e eles passam muitas horas fisicamente na palpação e manipulação de músculos e tecidos moles do corpo.
Comenta Charlles A.Gordon da AMTA, segundo o Massoterapeuta Gordon, desde quadro álgicos pequenos, dores no dorso, artrite ou fibromialgia, a massagem pode ser capaz de aliviar a dor local e associada. O Touch Research Institute conduziu mais de 90 estudos clínicos sobre os efeitos benéficos da massagem incluindo a massagem terapêutica em uma variedade de condições, comenta a coordenadora Tifani Field. Os estudos seguintes abaixo são resumos de alguns dos programas realizados sobre os efeitos da massagem terapêutica sobre a dor em todo os EUA.

• Artrite reumatoide juvenil - Pais que massageavam seus filhos com artríticas e descobriram que eles sentiram menos dor e pesavam menos quadros de rigidez pela manhã após a utilização da massoterapia. Segundo a massagem por (Field et al, 1997).

• Labor Pain - Massagem terapêutica foi administrada a mulheres grávidas durante o trabalho e eles mostraram uma diminuição da ansiedade e da dor, assim como durante o tempo de internação hospitalar (Field et al, 1997). Logo depois o governo patrocinou novamente este projeto e ele se estendeu até o ano de 2001.
• Fibromialgia - Pacientes com fibromialgia passaram a dormir melhor e com menos dor após um mês de massagens quinzenais. (Field et al, 2002). Segundo o Touch Research Institute.
• Dores nas costas - Os participantes com dores lombares e lombos sacrais foram introduzidos num estudo e após a implementação, foi avaliado uma redução na dor e no aumento da sua mobilidade após a massagem terapêutica (Hernandez-Reif et al, 2001).
          
A parte interessante sobre toda esta pesquisa é que dá um sentido renovado de esperança para quem sofre de dor crônica. A Pesquisa mostrou claramente que a massagem terapêutica é uma maneira de aliviar a dor, isoladamente ou em conjunto com outras formas de terapia, tais como o tratamento quiroprático que nos EUA são muito solicitados.
 
Tais pesquisas foram realizadas basicamente na virada do século, atualmente novas pesquisas foram adicionadas e as comprovações estão ratificando que a massoterapia serve realmente como medida preventiva para alivio de quadros álgicos.

American Massage Therapy Association – 2006
American Pain Association -2005
Touch Research Institute 2005
SMS/RJ – Superintendência de medicina alternativa (acervo)-2004
Journal of Bodywork and Movement Therapies Janeiro 2001
ABRAMC- 2007(acervo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails