Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Aquecimento, estratégia de prova e massagem

Corrida Eu Atleta, Rio de Janeiro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Aquecimento antes da prova é importante para preparar o corpo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Siga algumas medidas simples antes e depois da corrida para aproveitá-la da melhor forma possível. O aquecimento para preparar o corpo para a prova, a estratégia ao longo do percurso e a massagem e uso de gelo para aliviar as dores pós-exercício são algumas das dicas importantes. Confira abaixo:
Antes
• Aquecimento: aquecer é fundamental antes de correr. O aquecimento aumenta a frequência cardiorrespiratória, a irrigação sanguínea para os músculos e lubrifica as articulações, preparando o corpo para a atividade física. Faça uma corrida em ritmo leve (trote) por pelo menos 10 minutos, dê alguns saltos pequenos saltos no lugar e movimente as articulações. Com o inverno chegando e a temperatura caindo o aquecimento é ainda mais importante.
Depois
• Estratégia: 5 e 10 km são provas relativamente rápidas, mas não comece a correr já no seu ritmo mais forte. Poupar o corpo no inicio e dar um gás do meio para o final da prova em geral resulta em tempo bom e menos lesão. Olhe o percurso antes da prova e se prepare para ele.
• Massagem: uma auto-massagem nas pernas e pés ajuda a aliviar a tensão muscular após o esforço da prova. Movimentos deslizantes lentos e profundos, que não causem dor, são os ideais. Aquela história que “quanto mais forte melhor” neste momento é prejudicial. O objetivo é relaxar e não machucar.
• Gelo: se alguma articulação ou músculo ficou dolorido, inchado, quente e vermelho após a prova é sinal de que há uma inflamação.
Coloque gelo por 20 minutos e descanse. Mas a inflamação é um sinal de que houve alguma sobrecarga excessiva no corpo, que deve ser investigada para dar continuidade a sua prática de corrida de forma saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails