Páginas

sábado, 1 de dezembro de 2012

Recuperação pós-prova é tão importante quanto os treinos

Depois de participara de uma competição, avalie como está o seu nível de dor muscular e volte devagar à rotina de treinamentos

Sempre que participamos de alguma prova, precisamos de algum tipo específico de recuperação. Obviamente, essa recuperação depende de qual prova você fez (5, 10, 21, 42k, entre outras).

Após a prova, o ideal é que faça uma sessão de massagem desportiva e, ao chegar em casa, após seu banho, faça uma sessão de aproximadamente 15 minutos de exercícios de alongamento. Não precisa alongar com um nível de dor elevado, apenas um leve desconforto em cada posição já é o suficiente. Alguns profissionais recomendam um trote de 15 minutos pós-prova, com intensidade de 50-60% da frequência cardíaca máxima (FC max.), mas é melhor não generalizarmos. Se você tem treinador, ok! Se não tem, melhor fazer só a primeira parte.

No dia seguinte, é melhor fazer um OFF, ou seja, descansar totalmente. Nenhuma atividade, ou quem sabe, uma hidroterapia (atividades leves dentro da piscina – para quem tem acesso, é claro!).

Passado esse momento de dia e pós-dia de prova, avalie com está o seu nível de dor muscular e volte devagar aos treinos, podendo também voltar às suas atividades complementares (musculação, bicicleta ergométrica, natação, etc) ,mas sempre com o cuidado de manter a intensidade (esforço) leve. Pelo menos durante a primeira semana.
E você o que faz?

Keep running & training!

Manuel Lago é graduado em Educação Física, com pós-graduação em Anatomia Humana e Biomecânica e certificação internacional em treinamento físico para Forças Especiais. Também é técnico de triatlo e ultramaratonista. www.mlmixrun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails