Páginas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A MEDICINA NA MASSAGEM OU A MASSAGEM NA MEDICINA?

AVICENA - A MEDICINA NA MASSAGEM OU A MASSAGEM NA MEDICINA?

O celebre mestre e filósofo Conhecido como Ibn Sīnā ou por seu nome latinizado Avicena, foi um polímata persa ,filosofo e médico. escreveu tratados sobre variado conjunto de assuntos, dos quais aproximadamente 240 chegaram aos nossos dias. Em particular, 150 destes tratados se concentram em filosofia e 40 em medicina. 

O Cânone da medicina é uma enciclopédia médica de 14 volumes escrita pelo cientista e físico muçulmano persa Ibn Sina (Avicena) em torno do ano 1020. O livro se baseava em uma combinação de sua própria experiência pessoal, de medicina islâmica medieval, dos escritos de Galeno, Sushruta e Charaka, assim como da antiga medicina persa e árabe.O Cânone é considerado um dos livros mais famosos da história da medicina.

Conhecido também como o Qanun, que significa 'lei' no árabe e persa, O cânone da medicina foi uma autoridade da medicina até o século XVIII. Estabelece os princípios da medicina na Europa e no mundo islâmico e é uma das obras escritas máis reputadas de Avicena. Os princípios de medicina que descreveu neste livro há dez séculos seguem sendo ensinados na Universidade da Califórnia em Los Angeles e na Universidade de Yale entre outras como parte da história da medicina. Entre outras coisas, o livro introduz a experimentação e a quantificação sistemática no estudo da fisiologia, e pelo descobrimento das doenças contagiosas. Avicena era um pratico e devotado nas artes manuais e deixou algumas regras para a famosa “Terapia por massagem.”

"O objetivo da massagem consiste em dispersar as matérias gastas (metabólitos) formadas nos músculos e não expelidas no exercício. Ela faz com que a matéria gasta se disperse, removendo assim a fadiga" segundo Avicena (980 – 1037 D.C.). Mas a massagem não é só aplicada aos músculos e sim a todos os tecido principalmente os moles (cartilagens, fascias,tendões, ligamentos, etc..).Tais considerações torrnou os princípios de Avicena fundamental pra os naturopatas que surgiriam posteriormente e também os terapeutas manuais.

Avicena considerava que as causas da boa saúde e das doenças eram as seguintes:
1. As causas materiais.
2. Os elementos.
3. Os humores
4. A variabilidade dos humores.
5. Os temperamentos.
6. As faculdades psíquicas.
7. A força vital.
8. Os órgãos.
9. As causas eficientes.
10. As causas formais.
11. As faculdades vitais.
12. As causas finais.

O homem, animal munido de razão, tem o poder de conhecer, através da alma racional, as formas inteligíveis. Essas formas inteligíveis constroem a alma racional de três formas: primeiro através de uma emanação, de um prolongamento da substância e natureza divina, através da qual o homem pode conhecer os primeiros princípios; segundo através do raciocínio e da demonstração é possível conhecer as coisas inteligíveis do mundo utilizando para isso a lógica; e terceiro através dos sentidos.
Sentenças:
- Um médico ignorante é um auxiliar da morte.
- O vinho é um amigo de quem é moderado e inimigo de quem é beberrão.
- Amedicina deve conhecer as causas de doença e de saúde.
- A oração é inteiramente espiritual, é um encontro direto entre Deus e a alma, afastado de todas as limitações materiais.
- Tudo o que não existe e depois passa a existir, é criado por algo diferente de si mesmo.
- A qualidade da vida é mais importante que a sua duração.
- A medicina não é uma ciência difícil e complexa como a matemática e a metafísica.
Todos os estudantes de medicina e medicina manual e massoterapeutas estudam os conceitos de Avicena, para formar o corpo de estudos fundamentais de Naturopatia.





ABRAMC- Acervo.
Universidade de Yale-EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails