Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

CLAUDIO GALENO – E A TERAPIA POR MASSAGEM


CLAUDIO GALENO – E A TERAPIA POR MASSAGEM

Cláudio Galeno ou Élio Galeno, em latim Claudius Galenus e grego Κλαύδιος Γαληνός, (Pérgamo, c. 129 - provavelmente Sicília, ca. 217), mais conhecido como Galeno de Pérgamo foi um proeminente médi
co e filósofo romano de origem grega, e provavelmente o mais talentoso médico investigativo do período romano. Suas teorias dominaram e influenciaram a ciência médicaocidental por mais de um milênio. Seus relatos de anatomia médica eram baseados em macacos, visto que a dissecação humana não era permitida no seu tempo , mas foram insuperáveis até a descrição impressa e ilustrações de dissecções humanas por Andreas Vesalius em 1543. Desta forma Galeno é também um precursor da prática da Vivisseção e experimentação com animais. Sabe-se, contudo, que Galeno investigou anatomia, fisiologia, patologia,sintomatologia e terapêutica.
 
Foi o mais destacado médico de seu tempo e o primeiro que conduziu pesquisas fisiológicas. Galeno fez muitas importantes descobertas, como distinguir as veias das artérias, o sangue venoso do arterial, propor pela primeira vez que o corpo fosse controlado pelo Cérebro, dando a distinção entre nervos sensoriais e motores, descobrindo que os rins processam a urina e demonstrando que a laringe é responsável pela voz.
 
Uma das maiores descobertas de Galeno era utilizar as técnicas de manipulação e empregar nos gladiadores. Ele foi o primeiro a trabalhar com fricções e amassamentos e uma forma empírica de tração articular para auxiliar nas lesões chamadas atualmente por traumato-ortopedicas dos gladiadores. Sua técnica ficou conhecida por Aphoterapia que mais tarde chamaria de Massoterapia. Diversos profissionais de massoterapia devem estudar e conhecer os pensamentos e princípios elaborados por Galeno para conhecer a Ciência de massoterapia.


Fonte.
abramc
Nutton, Vivian. 1973. "The Chronology of Galen's Early Career". Classical Quarterly 23:158-171.
Arthur Aufderheide, 'The Scientific Study of Mummies' (2003), 
O'Malley, C., Andreas Vesalius of Brussels, 1514-1564, Berkeley: University of California Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails