Páginas

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Massagem Terapêutica e Esportiva

 


A massagem terapêutica consiste em um conjunto de técnicas manuais que visam tanto à prevenção quanto a restauração do estado físico geral ou de um problema de saúde específico. Os métodos de massagem para tratar a fadiga e a rigidez muscular na área esportiva são os mesmos que em qualquer outra situação. A diferença está na aplicação de técnicas para melhor desempenho muscular adaptadas para praticantes de esportes. A massagem terapêutica esportiva ganhou popularidade nos meados de 1980 com a maior participação da população em atividades físicas.
 
Seja amador ou profissional quando praticamos esportes somos considerados atletas e necessitamos de cuidados especiais. A massagem terapêutica esportiva utiliza técnicas de massagem e movimentos clássicos orientadas para a atividade física em geral. O fator que diferencia a massagem esportiva de outras massagens é que o massoterapeuta deve conhecer os músculos e movimentos que os atletas usam com maior freqüência em determinado esporte. Quando bem aplicada a massagem auxilia na preparação e recuperação do atleta, previne problemas agudos e evita situações crônicas.
 
Por causa da intensa atividade física os atletas estão propensos a lesões e todo atleta lesionado precisa ser encaminhado para avaliação de profissional competente. Os profissionais indicados para casos de lesão no esporte são especialistas de medicina esportiva, massoterapeutas, fisioterapeutas, os treinadores atléticos, os fisiologistas de exercício e os psicólogos esportivos. Para os atletas o estado psicológico é primordial para um bom desempenho. É muito importante aserenidade mental, o aumento da confiança e a permanência do atleta durante mais tempo na pratica esportiva. A massagem contribui nesse sentido.
 
No tratamento dos atletas nas suas diversas atividades, a estimulação da circulação sanguínea e do fluxo da linfa não só reforça o aporte de nutrientes e a remoção dos produtos indesejáveis do metabolismo, mas também garantem que tumefações e edemas sejam reduzidos, aderências sejam rompidas, tendões e ligamentos contraídos sejam alongados, e que a pele seja aquecida e mobilizada sobre os tecidos subjacentes. E é aí que entra a massagem terapêutica e esportiva!
 
Referências para consulta:
ARCHER, Pat. Massagem Terapêutica Esportiva. São Paulo: Manole 2008
 
KAVANAGH, Wendy. Guia Completo de Massagem: Um curso estruturado para alcançar a excelência profissional. São Paulo: Pensamento, 2010.
 
CASSAR, Mario-Paul. Manual de Massagem Terapêutica: Um guia completo de massoterapia para o estudante e para o terapeuta. São Paulo: Manole, 2001.
 
BRAUN, Mary B; SIMONSON, Stephanie. Introdução à Massoterapia. São Paulo: Manole, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails