Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Massagem desportiva


 
Os primeiros registros de massagem desportiva são encontrados nas antigas culturas grega e romana. Os gregos usavam massagem nas Olimpíadas para aliviar dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas. Na verdade, os massagistas antigos eram médicos e tinham um status grande na sociedade. Até hoje, a massagem desportiva é tida como uma profissão respeitada e quase todo atleta ou clube de elite que atua na área do esporte, tem um ou vários massagistas contratados. Na verdade, durante muitas centenas de anos em que a prática da massagem foi considerada como um trabalho não sério, a massagem desportiva sempre sobreviveu como um serviço importante dentro da área do esporte.

A massagem desportiva pode concentrar a atuação em áreas isoladas para resolver problemas na musculatura, nos tendões ou nas articulações. Não costuma ser aplicada como uma massagem completa, que visa mais um relaxamento geral.

Quem faz exercícios em academia, por exemplo, para ganhar força muscular ou se sentir melhor, precisa entender que o descanso entre os períodos de esforço físico é muito importante. Sem ele, a musculatura não tem chance para se fortalecer. Quem treina demais e não tem períodos de descanso, tem muito maior risco de lesões na musculatura, nos tendões e no esqueleto. Dores nas articulações podem aumentar. Para ter um ótimo treino, é preciso descansar os músculos.

A massagem desportiva normalmente é personalizada para cada atleta, considerando o esporte praticado e onde o atleta se encontra dentro da area de atuação. O tratamento varia muito entre períodos de treino e competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails