Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

AQUECIMENTO E ALONGAMENTO- FERRAMENTAS IMPORTANTES NA TERAPIA POR MASSAGEM



Aquecimento -É uma técnica normalmente praticada antes de atividades desportivas ou de exercícios físicos. Consiste em aumentar gradualmente a intensidade da atividade física, incrementando também a temperatura corporal.O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja em treinamento, na competição ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões. Muito utilizado passivamente como método de aquecimento articular quando devidamente realizado antes de um atendimento.
 
Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico. O aquecimento geral deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo. Para isso devemos fazer exercícios que utilizam de grandes grupos musculares. Correr é um bom exemplo.
 
Já o aquecimento específico utiliza exercícios específicos para uma determinada modalidade. Aqui, os exercícios devem utilizar a musculatura exigida no esporte que será feito em seguida. Nota-se que o aquecimento específico deve ser feito após o aquecimento geral.
 
Os principais objetivos fisiológicos do aquecimento geral são: obter um aumento da temperatura corporal, da temperatura da musculatura e preparação do sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e o desempenho.

Alongamento - É um tipo de exercício físico orientado para a manutenção ou melhora da flexibilidade, possibilita maior amplitude articular muito é importante nas terapias manuais e manipulativas.Dentro dos sistemas de massagens existem cerca de 10 tipos de alongamentos especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails