Páginas

domingo, 16 de janeiro de 2011

"Tipo de Pé"; teste do pé Molhado (segundo revista "Runners World")


Apresento uma tradução livre de como escolher os sapatos de corrida de acordo com a prestigiada Revista Runner's World.

Claro que o artigo pretende "supersimplificar" um assunto complicado, mas é um método simples de começar, agora já não existe desculpa para correr com os olhos (comprar os sapatos que mais gostamos), devemos começar a correr com os pés (comprar os sapatos que necessitamos)...

Existem três tipos básicos de pé, cada um baseado na altura das suas arcadas. A maneira a mais rápida e a mais fácil determinar seu tipo do pé é fazendo o “teste molhado,".

1) Derramar uma camada fina de água numa bandeja rasa.

2) Molhar a sola de seu pé.


3) Pisar Num saco de compras ou num papel branco grosso.


4) Retirar o pé e observar a marca



Observe o formato do seu pé e compare-a com um dos tipos do pé no fundo da página. Embora existam outros fatores (tais como seus peso, biomecanica, quilometragem semanal, e preferências de acomodação) a ter em conta, saber seu tipo do pé é a primeira etapa para encontrar o sapato adequado para você.


Arcada (média) normal [pé normal]
Se conseguir ver metade de seu arco, você tem o tipo o mais comum do pé e está considerado um pronator normal. O contrário à opinião popular, a pronação é uma coisa boa. Quando o arco colapsa para dentro, esta "pronação" absorve o choque. Sendo um pronador normal, você pode utilizar qualquer tipo de sapatos, mas fica melhor servido com um sapato de estabilidade que ofereça apoio moderado na arcada (ou estabilidade medial). Os corredores de pouco peso com arcadas normais podem preferir sapatos neutros de amortecimento sem nenhuma sustentação adicional, ou mesmo uma sapato de desempenho que ofereça algum apoio mas maior resposta, para uma maior sensação (da estrada).


Arcada (baixa) Rasa [pé raso/plano]
Se vir a quase totalidade da sua pegada, você tem um pé raso, o que significa que provavelmente é um Hiperpronator. Isto é, um microssegundo após o ataque ao solo, a sua arcada colapsa demasiado para dentro, tendo como resultado o movimento excessivo do pé e o aumento de seu risco de lesões. Você necessita de sapatos de estabilidade, que empregam dispositivos tais como solas intermédias de dupla-densidade e "dispositivos anti-pronação" para reduzir a pronação, sendo mais adequados para os pronadores suaves a moderados, ou sapatos de controlo biomecânico, que possuem dispositivos de apoio mais firmes e são os mais adequados para pronadores severos, como também para os corredores altos, pesados (mais de 75 kilos(….).


Arco Elevado [pé cavo]
Se você apenas conseguir destinguir o seu calcanhar, e a esfera [maçã] de seu pé, e uma linha fina na parte externa de seu pé, você tem um arco elevado [pé cavo], o tipo de pé menos comum. Isto significa que você é provávelmente um subpronador , também designado por supinador, o que pode resultar em demasiado choque durante o seu ciclo, uma vez que a sua arcada não colapsa o suficiente para o absorver. Os supinadores são melhor servidos por sapatos neutros-amortecimento porque necessitam uma sola intermédia mais macia [fofa] incentivar a pronação. É vital que os sapatos de um supinador não possuam dispositivo de estabilidade para reduzir ou controlar a pronação...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails