Páginas

domingo, 16 de janeiro de 2011

Condromalácia patelar


Uma enfermidade que pode ser prevenida.

Também conhecida com Síndrome patelofemoral, é caracterizada como uma alteração inflamatória e degenerativa da cartilagem patelar que sofre pequenos rompimentos, tornando-se irregular, normalmente consequente a seu desalinhamento em relação aos côndilos femorais, que por mecanismos de trauma, causados por impacto, uso excessivo e/ou esforço anormais do joelho. Também pode refletir artrite da patela que geralmente se observa em indivíduos de idade avançada. Essa cartilagem é muito pouco vascularizada e sua recuperação fica, portanto dificultada.

Principais sintomas:

Dor profunda no joelho ao subir e descer escadas, ao levantar-se de uma cadeira, ao correr, muitas vezes restringindo atividades físicas.
Dores atrás ou ao redor da patela do joelho ocorrem principalmente se joelho é forçado quando flexionado - como ao subir escadas ou agachar-se, por exemplo.
Ardência ou dor ao ficar com o joelho flexionado por longos períodos, mesmo sem forçá-lo, também é um sintoma comum na condromalácia patelar, além de crepitação e estalos, muitas vezes audíveis. É possível também a presença de edema.

Grupo de risco:

Os atletas de forma geral, principalmente os adeptos aos esportes de longa duração e/ou grandes impactos. Mais comum em indivíduos que apresentam alteração no alinhamento dos joelhos, ou mesmo gerado por disfunções articulares ou musculares que possibilitem um funcionamento desequilibrado da patela em relação ao fêmur.

Sua incidência na população é muito alta, aumentando conforme a faixa etária, sendo mais comum em mulheres e com excesso de peso. E grande parte dos adolescentes afetado apresenta um alinhamento anormal do joelho.

Dicas de como prevenir:

É muito importante antes de iniciar qualquer tipo de atividade física ou treinamnento, buscar orientação de um profissional de educação física ou médico, para uma avaliação e prevenção de qualquer tipo de lesão baseado em dados individuais como analise postural, biomecânica e funcional, além é claro de exames clínicos e se necessários complementares.

Reforçar os músculos fazendo exercícios de fortalecimento (pilates, musculação gyrotonic), para equilibrar as forças atuantes sobre a patela, sendo importante avaliar o limite de extensão e flexão do joelho durante os exercícios.

Não esquecer de alongar bem, alongamento sempre é bem vindo e reduz a compressão articular; procure fazer bons aquecimnentos antes de iniciar sua atividade física.

Usar calçados adequados para a atividade física e obedecer os períodos de descanso e recuperação nos treinamentos; ao perceber os primeiros sintomas procure logo ajuda profissional, pois quanto antes diagnosticada e tratada, melhor será a sua recuperação.

Fonte:saude plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails