Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

TÉCNICAS DE MASSAGEM CLÁSSICA


Stroking

O Stroking é uma massagem unidirecional em que o sentido do movimento ocorre de proximal para distal, ou seja, no sentido cefálico para caudal. A profundidade e a velocidade de execução da massagem irá estar de acordo com o efeito desejado, uma massagem mais lenta proporciona um efeito mais relaxante, enquanto que uma massagem mais rápida oferece um efeito tonificante. Uma maior profundidade é mais facilmente obtida se essa massagem for executada a um ritmo mais lento, no entanto, dor ou espasmos musculares podem ser fatores limitantes quando o objetivo pretendido é uma massagem que tenha um efeito calmante. Quando tal acontece, a profundidade deve ser diminuída de modo a promover melhor relaxamento e uma diminuição da dor, no entanto o ritmo deve ser mantido. A massagem deve ser iniciada com um contato mais firme e terminar de um modo mais suave. As mãos devem estar posicionadas obliquamente ou de modo a que o calcanhar da mão chegue primeiro. É de extrema importância nunca perder o contato ao longo da área a ser tratada, pois é fundamental que o doente se sinta confortável.
Existem duas categorias distintas: o Long Stroking e o Thousand Hands.

Long Stroking

Long Stroking, a manipulação inicia-se na porção mais proximal da área a ser tratada.
  • O terapeuta coloca toda a porção das suas mãos em contato com a pele.
  • É mantida uma pressão suave mas firme.
  • As mãos são puxadas em direção ao terapeuta, destacando-se o movimento com o calcanhar da mão.
  • É mantida uma pressão ainda mais intensa à medida que as mãos se moldam aos contornos do corpo.
  • As mãos são levantadas suavemente ao alcançar a porção distal da região em tratamento, sem arrastar os dedos.
  • Cada passagem sobrepõe-se à anterior, continuando até toda a região do corpo estar coberta.
  • A manipulação pode ser adaptada pelo terapeuta a pequenas áreas, utilizando apenas uma mão, os dedos ou polegares.

Thousand hands

Thousand Hands, o terapeuta coloca uma mão em contato com a pele, na porção mais proximal da região a tratar.
  • Executa o movimento no sentido distal, abrangendo cerca de 15cm.
  • A outra mão sucede a primeira, num movimento ao longo da mesma linha de tratamento, iniciando antes desta ser retirada.
  • Existe sempre uma mão em contato com a pele.
  • Os dedos não devem ser arrastados quando a mão é levantada.
  • O movimento é contínuo, até atingir a porção distal da região a tratar.
  • A manipulação é repetida na área adjacente, até toda a região do corpo ter sido coberta.

Effleurage

A effleurage é uma técnica de massagem que deve ser utilizada no início de cada sessão.
Tem como objetivo relaxar os tecidos preparando o fisioterapeuta para a sessão de tratamento que se inicia e o habituando o doente ao toque. Esta técnica pode ser utilizada como “ponte” entre outras técnicas para descontrair os tecidos após a utilização de uma técnica dolorosa como é o caso de alguns componentes da Petrissage e da Massagem Transversal Profunda.Para executar a effleurage as mãos devem estar descontraídas e devem adaptar-se aos contornos do corpo. Os movimentos devem ser longos, suavizantes e acariciantes, exercendo-se maior pressão no sentido do coração para promover a circulação e o fluxo linfático.Deve-se usar as mãos todas quando se pretende trabalhar áreas grandes ou os dedos quando se trabalha áreas reduzidas. Esta massagem pode ser realizada apenas com uma mão, com a outra a dar-lhe apoio, ambas as mãos em simultâneo ou ambas alternadamente devendo manter-se sempre em contato com a pele do cliente. Para a boa execução desta técnica é essencial o uso de meio de interface com a pele como cremes, óleos ou pó de talco.
Mão após mão
Esta manobra é uma das componentes da Effleurage e pode ser utilizada nos membros inferiores, membros superiores e tronco.
Para a sua correta execução o terapeuta deve encontrar-se perpendicularmente ao segmento a massagear e as mãos devem ser colocadas transversalmente ao eixo longitudinal do segmento.
Nesta técnica assim que a primeira mão tenha passado até um pouco acima, a segunda segue-a, nunca se perdendo o contato com a pele, numa colaboração mútua de ambas as mãos desde uma ponta à outra do segmento.
Polegares
A técnica de Effleurage em que se utilizam os polegares é iniciada com as duas mãos colocadas uma de cada lado da coluna lombar e com os polegares destacados dos restantes dedos, paralelamente um ao outro. Deve-se ter o cuidado de não sobrepor os polegares às apófises espinhosas da coluna vertebral.
A técnica é executada com ambas as mãos assentes na região a massagear aplicando-se a pressão apenas nos polegares.
O movimento é aplicado continuamente ao longo de todo o segmento, retornando à posição inicial sem qualquer pressão, sem no entanto se perder a área de contato.
Ao contrário de todas as outras técnicas, esta é a que abrange uma área mais específica.
Duas mãos Tal como a técnica explicada anteriormente, esta técnica pertence à Effleurage e pode ser igualmente executada nos membros superiores, inferiores e tronco.
O movimento é iniciado com a ponta dos dedos colocadas paralelamente, de cada lado da coluna lombar, seguida de uma abertura das mãos, em que a área de contato passa a ser toda a face palmar estando os dedos unidos e os polegares destacados de forma a formar um triângulo com os indicadores.
O movimento deve ser leve, rítmico e a pressão moderada.
No final do movimento as mãos devem regressar à posição inicial mantendo-se sempre o contato com a pele, mas com uma pressão inferior à exercida no sentido caudal-cefálico.
Nós dos dedos
Face dorsal das falanges, também é uma tecnica Effeurage. Essa técnica intensifica o fluxo linfático ascendente,auxiliando a auto-regulação corporal. É realizada com os nós-dos-dedos acompanhando e envolvendo o contorno do músculo a ser tratado. É essencialmente que coloque as mãos de forma a que os nós-dos-dedos deslizem firmemente sobre a seção sem que haja interrupções ou corte da circulação.
Relógio
Uma variação da técnica Effeurage é realizada com uma das mãos do terapeuta com a face metocárpica (Punho) é essencialmente importante que se coloque as mãos de forma a que a mão que acompanha na face interna se possa orientar discretamente ao longo do movimento.
Ex: Nas costas a mão que acompanha o movimento,deve estar em cima do processo espinhoso da coluna vertebral para orientar,enquanto a outra mão realizará o movimento.
Nas pernas ou em qualquer outra parte do corpo que será executado essa variação,deve estar sempre com atenção as duas mãos.Uma faz a orientação,a outra executa o movimento.

Petrissage

Introdução
Petrissage, também designada por amassamento, é a técnica em que o terapeuta se propõe a agir sobre a pele, tecidos subcutâneos e músculos. É fundamental um pré-relaxamento muscular, inicia-se este tipo de manipulação com uma pressão de média intensidade que vai aumentando até atingir a camada tecidular mais profunda.
Efeitos
Aumento da circulação sanguínea e linfática, promovendo a drenagem linfática.
  • Aumento da temperatura local.
  • Promoção da analgesia dos tecidos.
  • Melhoria da mobilidade do tecido subcutâneo.
Contra-Indicações
  • Ruptura muscular aguda
  • Inflamação articular aguda
  • Tromboflebites
  • Alterações do tônus muscular
  • Doenças malignas
  • Infecções bacterianas

Kneading

Técnica de manipulação de tecidos executada de forma a que a pele e os tecidos subcutâneos sejam movimentados de forma circular sobre as estruturas subjacentes. Pode ser executada com a mão na sua totalidade, com a palma da mão, com todos os dedos ou apenas com os polegares. Independentemente da área de trabalho, é sempre executado um movimento circular pela superfície da mão que está em contato com a pele. Ao se descrever esse círculo, há que ter em conta que a pressão deverá ser exercida apenas no sentido de distal para proximal.

Wringing

É uma técnica onde os tecidos são alternadamente comprimidos e relaxados contra as estruturas subjacentes, antes de serem levantados. É também conhecido como técnica de amassamento.
Objetivo
  • mobilizar músculos individualizados ou grupos musculares.
  • aumentar a mobilidade muscular para facilitar a função articular normal.
Execução da Técnica
As mãos são colocadas ao longo do eixo muscular com os polegares bem abduzidos em relação aos dedos. Os tecidos são inicialmente comprimidos contra as estruturas subjacentes e depois levantados. Quando elevados, as mãos movem-se alternadamente em sentido transverso ao eixo muscular em direções opostas empurrando as fibras musculares.

Rolling

Técnica aplicada a tecidos superficiais e profundos. Os tecidos, rolam sobre os tecidos mais profundos, quer estes sejam musculares, aponevróticos, ou ósseos.
Objetivo
  • mobilizar a pele e tecidos subcutâneos
  • melhorar a circulação superficial
Execução da Técnica
Esta técnica pode ser executada com rolamento da pele entre os dedos e o polegar, através da compressão dos tecidos entre estes e o seu rolamento em movimentos ondulares, ou entre os dedos e as estruturas subjacentes, através da pressão em movimentos ondulares.

Shaking

Objetivo
Técnica que tem por base a promoção do relaxamento das estruturas musculares e articulares. Exerce uma ação mecânica direta sobre os tecidos e vasos.
Execução da Técnica
Esta deverá ser a última técnica a ser utilizada dentro das técnicas de amassamento. As grandes massas musculares devem ser agitados/sacudidos e a manipulação deve ser executada focalizando os músculos principais tais como bícepstríceps ou quadríceps. Para a execução desta técnica são várias as formas de colocação das mãos:
  • Polegar sobre um dos lados do ventre muscular e os restantes no lado oposto – traciona-se o ventre muscular e “agita-se” energeticamente.
  • Com a mão ligeiramente fletida, coloca-se o polegar num dos lados do ventre muscular, os restantes dedos no outro lado, executando um movimento transversal às fibras musculares com a mão.
  • Agarra-se o segmento onde se encontra a massa muscular, na zona mais distal, e abana-se vigorosamente.

Tapottement

O Tapottement é uma técnica de massagem constituída por movimentos sucessivos, curtos, rápidos e ritmados. A variação da sua frequência pode ter um efeito tonificante (uma maior frequência estimula e aumenta os disparos do fuso neuromuscular, facilitando a contração muscular) ou relaxante (menor frequência).
Inicialmente, durante a utilização do tapottement ocorre vasoconstrição devido à estimulação dos nervos vasomotores seguida pela vasodilatação. Sobre as fibras musculares produz um efeito de estiramento que facilita a contração muscular (reflexo de estiramento). As terminações nervosas sensitivas (sobretudo mecanorreceptores) são estimuladas promovendo um efeito analgésico.
O efeito mecânico desta técnica quando aplicada na região torácica promove a libertação do muco que se encontra nas vias respiratórias e consequente expulsão do mesmo.
Usos terapêuticos do tapottement
  • tratamento ao nível dos distúrbios crônicos do tórax
  • efeito estimulante geral
  • alivia a nevralgia após amputação, traumatismo ou outro processo patológico
  • aumento da circulação sanguínea e linfática promovendo a drenagem tecidular
  • aumento a temperatura local
Contra-indicações  do tapottement
  • insuficiência cardíaca
  • embolia pulmonar aguda
  • hipertensão
  • hiperestesia
  • flacidez
  • espasticidade
  • tecido cicatricial recém formado
  • edema agudo
  • doenças  malígnas

Clapping

Clapping é um movimento com uma ou ambas as mãos alternadamente, em que as mãos, em concha, golpeiam rapidamente a superfície cutânea, comprimindo o ar e provocando uma onda de vibração que penetra nos tecidos.
O movimento é executado pela extensão e flexão dos punhos alternadamente com grande rapidez, com o objetivo de estimular os tecidos. A velocidade é determinada pela capacidade do terapeuta em coordenar os movimentos dos punhos e pelo objetivo da  massagem.

Hacking

O Hacking é um movimento efetuado com uma ou duas mãos, em que o bordo cubital destas golpeia a superfície da pele em rápida sucessão, com o objetivo de criar um efeito estimulante e vigoroso da pele, tecidos subcutâneos e musculares.
A velocidade do movimento é aplicada com a maior rapidez possível, necessitando coordenação rítmica do terapeuta para uma melhor eficiência do movimento. Quanto a pressão utilizada, deve-se utilizar suavidade no movimento, contudo é aplicada uma maior pressão numa área menor .

Pounding

O pounding é um movimento em que os bordos cubitais dos pulsos cerrados golpeiam alternadamente e em rápida sucessão a área sob tratamento. A sua finalidade é estimulante, sendo mais profundo que  o hacking.
O movimento deve ser realizado tão rápido quanto o permita a coordenação do terapeuta. Assim, o pounding é utilizado para estimulação de massas musculares grandes e profundas.

Tapping

Este movimento é executado com uma ou duas mãos, em que o pulso ligeiramente cerrado golpeia a área corporal, de modo que o aspecto dorsal das falanges médias e distais dos dedos entram em contato com os tecidos. Embora seja executada de forma semelhante ao clapping, o tapping é mais estimulante, sendo mais útil em áreas de pequena dimensão
É executado com movimentos alternados do aspecto dorsal das falanges médias e distais das mãos.

Vibration

A vibração é realizada com uma só mão, o ombro do terapeuta deve estar abduzido e o cotovelo em ligeira flexão. A mão é colocada sobre a pele com os dedos abduzidos, os tecidos são alternadamente comprimidos e soltos enquanto se aplicam pequenas oscilações movendo todo o braço, produzindo um efeito vibratório que atravessa os tecidos a serem tratados. Ao trabalharem áreas muito pequenas, as pontas dos dedos podem ser utilizadas para realizarem esta técnica.
Referências:
Por: Livro aberto da Massagem
Fonte: wikibooks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails