Páginas

domingo, 6 de novembro de 2016

Massagem Terapêutica Esportiva

   
Conheça a massagem esportiva e um pouco de sua história, princípios fisiológicos básicos, indicações, benefícios e para quem se destina. 
A massagem terapêutica esportiva, também conhecida como massagem esportiva ou desportiva, é descrita em alguns livros como a aplicação científica e intuitiva da massagem, movimento e alongamento em indivíduos fisicamente ativos.
Apesar da definição acima, a massagem desportiva não é exclusiva apenas a atletas ou pessoas que realizam atividades físicas com frequência. Este tipo de massagem é uma combinação de variadas técnicas (neuromusculares, miofasciais e linfáticas), além de ter como base a massagem sueca/clássica e alongamentos passivos. Logo abaixo segue as especificações de cada uma delas:

Massagem Sueca (ou Clássica) – o estilo sueco ou ‘clássico’ é a base de todas as massagens ocidentais. Conhecida no mercado muitas vezes com o termo comercial “relaxante”, foi criada e desenvolvida por figuras importantes como Pehr ling  (1776-1839), sueco precursor da educação física ocidental, dr. Johann Mezger (1838-1909), médico e massagista holandês, Albert Hoffa (1859-1907), cirurgião, ortopedista e fisioterapeuta alemão, e dr. James Mennell (1880-1957), médico e cirurgião inglês.
  • Pai da Massagem Clássica?
Peter Henrik Ling nasceu no dia 15 de novembro de 1776 na província de Smaland, na Suécia. Filho de ministro e bisneto do conhecido cientista, médico e historiador sueco Olof Rudbeck, Ling é considerado um dos pioneiros da construção dos programas da educação física moderna ocidental, ao ter desenvolvido o sistema de ginástica sueca, ou ‘movimento de cura sueco’. Muitos livros escritos nos dois últimos séculos também atribuem a Pehr Ling o título de “Father of Swedish Massage” (pai da massagem sueca), porém existem controvérsias a respeito.

Percebendo que estes exercícios estavam tendo um efeito positivo em sua saúde e condição física, Ling passou a chamar estes movimentos de ‘ginástica médica’, e vislumbrou a intenção de educar as pessoas sobre este ‘sistema de exercícios adequados’. Ele sentiu que, após a realização desses movimentos, que a mente e o corpo se tornavam um só. Em 1813, ele fundou o Real Instituto Central de Ginástica.Apaixonado por esgrima em sua juventude, Ling percebeu que, apesar da importância deste exercício para sua saúde, o mesmo era insuficiente para resolver os problemas físicos que o estavam afligindo na época, como reumatismo, doenças pulmonares e uma artrite inflamatória que começou a afetar o seu braço (gota). A partir daí, ele desenvolveu uma série de movimentos passivos em si próprio que incluíam stroking(deslizamentos), pressing (pressões) e kneading(amassamentos).

        Na massagem sueca há uma integração de movimentos suaves, deslizamentos e alongamentos que visam diminuir o estresse e a ansiedade, melhorar o relaxamento e a flexibilidade do tecido e da musculatura esquelética, propiciando uma sensação geral de bem estar.
Outras técnicas e manobras que fazem parte da massagem esportiva:
Técnicas Miofasciais – são técnicas que visam alongar, ampliar e/ou afrouxar a fáscia muscular. Possuem o propósito de manter ou restaurar a capacidade funcional da rede miofascial de integração. Costumam ser indicadas para as seguintes condições abaixo: 
Técnica miofascial de fixação e alongamento de plano amplo na parte anterior do ombro (posição inicial)


  • Redução da amplitude de movimento com ou sem uma lesão específica.
  • Diminuição da força ou da potência.
  • Cicatrizes visíveis na área da queixa ou na cadeia miofascial.
  • Movimento doloroso (passivo ou ativo) com ou sem uma lesão específica.
  • Dor à palpação nos músculos ou zonas fasciais sem uma lesão específica.
  • Sinais de um fáscia densa, aderida ou fibrosa em qualquer área corporal.

Técnicas ou Liberações Neuromusculares – incluem quaisquer técnicas direcionadas a reduzir a tensão ou o espasmo muscular, que restringem a amplitude de movimento e/ou o tornam doloroso.
Técnica neuromuscular para tratamento de pontos tensos nos músculos do arco longitudinal medial do pé, sintomas característicos da fasceíte plantar
Drenagem Linfática – neste tipo de situação, as técnicas de drenagem linfática serão utilizadas somente para a redução do edema traumático e nos tratamentos de lesões esportivas (entorses, tensões agudas ou crônicas e hematomas).
Alongamentos – têm como objetivo o retorno dos músculos a seu comprimento normal após a redução da tensão muscular e das restrições do tecido conjuntivo.
A massagem desportiva pode ser feita em competições (pré-competição, entre as competições e pós-competição) ou então para manutenção/tratamento em ambiente clínico. Neste último caso (atendimento clínico), a sessão dura em média de 60 a 90 minutos.
Benefícios: 
  • Diminuição da ansiedade, do estresse e da depressão.
  • Aumento da sensação de bem estar e concentração.
  • Melhora dos padrões de sono.
  • Identificar áreas de tensão ou inflamação a serem tratadas antes que ocorra uma lesão.
  • Fornecer feedback sinestésico (estado mental positivo de confiança e percepção do movimento).
Em termos de efeitos fisiológicos estruturais no corpo, os benefícios são:
  • Aumento na amplitude de movimento.
  • Maior flexibilidade tecidual geral e relaxamento muscular.
  • Redução de câimbras e espasmos musculares.
  • Alívio de pontos-gatilhos miofasciais e pontos sensíveis neuromusculares.
  • Redução de aderências.
Efeitos fisiológicos sistêmicos:  
  • Aumento da circulação local (hiperemia e fluxo venoso).
  • Diminuição do edema traumático e da dor.
Indicações:
  • Entorses e distensões musculares.
  • Tendinites, fasceítes plantares, canelites, bursites.
  • Síndrome do piriforme (ciático), do desfiladeiro torácico, do túnel do carpo, entre outras.
  • Lombalgias, ciatalgias, etc.
  • ARCHER, Patricia A. Massagem Terapêutica Esportiva. Barueri, SP: Manole, 2008. 317 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails