Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

A MASSAGEM DESPORTIVA AJUDA NA RECUPERAÇÃO MUSCULAR


Quem está acostumado ou iniciando uma atividade física sabe de uma coisa: o desconforto muscular em algum momento chegará. Até mesmo atletas experientes sofrem com ele.
Mais comum depois de treinos e competições intensas, é um incômodo e, se não devidamente tratado, pode comprometer o seu rendimento e perder o sucesso dos seus objetivos. Uma forma usada para a recuperação muscular é a massagem desportiva.
Saiba mais e desfrute de todos os benefícios que ela proporciona!

O que é a massagem desportiva?

Diferente das massagens relaxantes, que são mais conhecidas por promoverem o bem-estar e também feitas com movimentos suaves, buscam um relaxamento pleno, que muitos chegam até dormir nas sessões. A massagem desportiva é trabalhada com mais força e com movimentos mais rápidos, objetivando a melhora da musculatura e da performance física do atleta. Ela é feita por meio da manipulação dos músculos, ligamentos e tendões.
Como ela auxilia no processo de recuperação muscular?

É muito benéfica para recuperação muscular, pois fazer massagem desportiva nas áreas mais pressionadas em treinos e em competições contribui para uma recuperação mais rápida e eficaz do atleta. Ela agirá no corpo, devido aos seus movimentos e pressões que elevam a quantidade de oxigênio levada para os músculos. Com isso, a circulação sanguínea é aumentada e o corpo conseguirá se livrar das toxinas rapidamente.

A massagem desportiva ajuda a reduzir lesões?

Fazer a massagem desportiva com regularidade, cerca de uma ou duas vezes por semana, poderá ser eficiente como medida preventiva de lesões, pois ajudará na recuperação mais rápida após treinos mais intensos. Ainda, contribui para evitar dores musculares e a fadiga, sem contar com o bem-estar físico que promove.

Quem é o profissional que faz massagem desportiva?

Para conseguir ter bons resultados, é necessário fazer a massagem desportiva com os profissionais especializados, no caso, massoterapeutas que dominam a técnica. Ressaltando que o profissional precisa saber qual é esporte praticado pelo atleta e as áreas do corpo que são mais utilizadas, para obter melhores resultados. Portanto, antes de iniciar uma sessão, converse e conte seu histórico de treinamento, possíveis lesões que tenham ocorrido e os locais que costuma sentir dor.

Qual é a frequência para fazer a massagem desportiva?

Como já comentamos, como medida preventiva a lesões: de uma a duas vezes por semana. Para a recuperação muscular: depois de treinos intensos, com grande desgaste da musculatura. Antes de competições não é recomendado, pois um relaxamento muscular pode causar perda de desempenho do atleta.

Mais benefícios da massagem desportiva

Para os atletas, há muitos benefícios na massagem desportiva além daqueles que já citamos. Conheça mais alguns:
  • Cura de algumas lesões agudas;
  • A possibilitar de se reabilitar de lesões prolongadas;
  • Melhora da circulação sanguínea e das articulações;
  • Alívios de músculos tensionados, que estão bastante rígidos ou fatigados, algo bem comum devido a práticas esportivas ou por causa de tensão emocional ou física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails