Páginas

domingo, 13 de novembro de 2016

Massagem desportiva e recuperação física



O que é a massagem desportiva?

Esta técnica é indicada tanto para amadores, como para profissionais e pode ser feita na pré e pós-competição. Esta massagem atua nas dores do atleta, mas é indicada não só quando se tem lesão, mas principalmente, ao contrário. Deve ser realizada para prevenir lesões. A massagem desportiva pode ser feita nos dias do treino ou em dias intercalados. Após a competição serve para relaxar a musculatura que foi sobrecarregada. É uma massagem que reúne um conjunto de técnicas que visam a melhoria do tónus muscular e proporcionam o aumento da performance física. Esta massagem envolve a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões.

Quais os benefícios da massagem desportiva?

Os efeitos das técnicas manipulativas utilizadas no deporto são mecânicos, fisiológicos e psicológicos, ocorrendo por intermédio de mecanismos reflexos e diretos, permite promover:

A diminuição das lesões e melhoria da consistência do treino;
A prevenção de lesões musculares e dos tendões;
A promoção da cura de lesões agudas;
A reabilitação total, evitando que os problemas agudos se tornem crónicos;
A reabilitação de lesões muito prolongadas;
A redução dos espasmos musculares, promovendo a restauração da fisiologia muscular;
Melhoria da circulação sanguínea;
Melhoria da mobilidade articular;
Alívio dos músculos em tensão, rígidos e fatigados depois da prática desportiva ou após uma grande tensão física ou emocional;
A redução da fadiga;
A serenidade mental;
O aumento da confiança;
A permanência do atleta durante mais tempo na prática do desporto.

Diferença entre massagem desportiva e massagem de relaxamento?

O principal objetivo da massagem relaxante é promover o relaxamento da musculatura tensa. As suas manobras são mais calmas para que o corpo liberte hormonas como a ocitocina e endorfinas que são responsáveis por acalmar o corpo.

Para quem pratica atividade física e quer potenciar os seus resultados, o ideal é a massagem desportiva, pois os seus movimentos são mais fortes e rápidos para promover uma melhor circulação sanguínea, deixar a pessoa “mais agitada” antes do exercício, e no pós-exercício eliminar o ácido láctico, que é responsável pela tão conhecida “dor do dia seguinte ao exercício”.

A quem se destina?

A massagem desportiva aplica-se em situações de pré-treino desportivo, treino desportivo, pós-treino desportivo, pré-competição, competição, pós-competição, pós-viagem, prevenção de lesões e recuperação de lesões. Contudo, para se beneficiar de uma massagem desportiva não é necessário ser-se atleta.

Em suma, no tratamento dos atletas nas suas diversas atividades, a estimulação da circulação sanguínea e do fluxo da linfa, permitem um maior aporte de nutrientes e a remoção dos produtos indesejáveis do metabolismo. Garantem também a redução de tumefações e edemas e o alongamento de tendões e ligamentos contraídos.

Poderei receber esta massagem?

Uma massagem desportiva pode ter contra indicações, nomeadamente, em situações do foro oncológico, algumas situações de doenças de pele, alguns estados do foro neurológico, sendo a avaliação efetuada pelo terapeuta quando da conversa inicial com o paciente.

Nota importante:
Esta é uma terapia complementar, ou seja, trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras Terapias, nunca invalidando ou substituindo qualquer uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails