Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Pronto para correr uma maratona?



A pergunta até parece fácil de responder, pois todo mundo acredita que se está treinando certinho, com a planilha em dia, é só ir e fazer a prova. Mas se engana quem acha que é só isso. Maratona é muito mais do que treinar: alimentação, descanso e cabeça boa contam (e muito)!
Durante três meses, no mínimo, as exigências são grandes. É preciso um maior cuidado durante a semana para a realização das atividades planejadas, ajustando os horários de treino, alimentando-se de forma correta e se possível, com acompanhamento de um nutricionista. Além disso, entenda que o período de descanso é tão importante quanto o treino, pois ajuda no fortalecimento e na recuperação da musculatura. Falando da "cabeça", o psicológico precisa está em dia, pois é algo que pesa durante 42 quilômetros rodados.
Como se sentir seguro no dia?
Se fez o "dever de casa" nos meses anteriores da preparação, meio caminho já foi! Agora antes da prova, descanse bastante, coma uma bela massa (estoque de glicogênio é sempre bom) e deixe seu tênis, roupas e acessórios organizados, limpos e separados.
Lembre-se que a dica é não usar NADA novo. Faça o possível para testar tudo que vai usar durante a prova em seus treinos de preparação.
Conheça o trajeto
Algo comum que muita gente esquece é de analisar o trajeto da prova. Esse ponto é muito importante, pois te ajuda a montar um plano de rodagem em cima do percurso, não se cansando antes do tempo.
Faça massagem
O melhor seria que nos meses de preparação o atleta separasse um tempo para uma massagem semanal. Muitos ainda não possuem esse hábito, mas ela é o "plus" que faz bastante diferença para o desempenho físico e recuperação muscular.
Caso não tenha esse tempo, pelo menos na semana anterior da prova, aproveite para soltar a musculatura e faça massagem desportiva. Ela irá aliviar a tensão na musculatura, além de fazer você relaxar um pouco também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails