Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Mobilidade x alongamento: entenda a diferença e em que momento praticar



A questão mobilidade x alongamento sempre gerou dúvidas entre os praticantes de atividades físicas. Por isso, primeiro vamos esclarecer uma coisa: treinos de alongamentos (ou aula específica) para ganhos de flexibilidade são exatamente o oposto dos treinos de força e devem ter uma sessão exclusiva. São exigências concorrentes, e os músculos precisam de tempo para recuperação como visto anteriormente. Entre uma sessão de força e uma de flexibilidade deve haver pelo menos 12h de intervalo. 
Agora, falando em mobilidade estamos nos referindo à capacidade de explorar nossas articulações em toda amplitude de movimento que elas permitem. Quando somos sedentários ou não temos o hábito de nos movimentar com frequência, o processo natural é uma atrofia. Isso significa que quanto menos você usa, menos o corpo está disposto a ser usado. 
A longo prazo isso se traduz em perda de movimento. Basta olhar um idoso ativo e um sedentário para notar a diferença de qualidade de vida. Mas a perda de movimento não acontece só com idosos. Acontece também na musculação com indivíduos ativos. Iniciar uma sessão de treino sem aquecimento articular pode diminuir o aproveitamento do seu treino. 
O aquecimento articular ou mobilidade consiste em explorar as articulações com movimentos dinâmicos ou estáticos com objetivo de alcançar o máximo de amplitude que ela permite. Eles devem ser usados no início de uma sessão de treino, seja ela de qualquer objetivo. Esses movimentos são principalmente nos tornozelos, quadril, região toráxica, ombros e cervical.  Mobilizando essas regiões com movimentos simples ou complexos apenas com o peso corporal você prepara a região para receber cargas maiores. Portanto, antes do treino, deve-se apenas aquecer as articulações, e, no fim, relaxar o corpo, sem buscar ganho de flexibilidade, que é característica do alongamento. 


http://globoesporte.globo.com/eu-atleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails