Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2016

As fáscias dos músculos



A liberação miofascial se ocupa principalmente das fáscias que recobrem os músculos, que por sua vez têm ligação com os tendões e os ossos. Um músculo é constituído de inúmeras finas fibras agrupadas, cada fibra sendo capaz de produzir movimento. Cada uma dessas fibras é recoberta de uma fáscia, que nas extremidades do músculo encontram-se e formam os tendões, que por sua vez inserem-se nos ossos e têm continuidade com eles. Cada músculo, com seu grupo de fibras e envelopes, é também todo recoberto por um envelope conjuntivo. 

Essa estruturação forma um sistema fechado, onde qualquer impulso ocorrido num ponto será transmitido aos demais. Portanto, as fáscias podem ser consideradas a matriz dos movimentos; sem elas, os músculos não teriam sustentação e capacidade de se contrair e funcionar como alavancas do movimento dos ossos, pois ficariam soltos e disformes sob a pele. Além disso, o envelope conjuntivo permite o deslizamento dos músculos uns sobre os outros, possibilitando a transmissão dos movimentos corporais de maneira ampla e fluida. 

Cadeias miofasciais 
As fáscias formam um tecido de continuidade, não há interrupção entre o final de uma fáscia muscular/tendínea, com o osso e com o músculo seguinte. Isso nos leva à nocão de cadeias miofasciais, o que estabelece a interdependência de todos os músculos entre si. 

Assim, a atuação manual do terapeuta em uma fáscia específica terá reverberação nas fáscias mais distantes, possibilitando um efeito global e a reequilibração musculoesquelética geral. Por exemplo: o terapeuta manipula as fáscias das pernas de uma pessoa e, ao ficar em pé, ela percebe que toda a sua postura foi modificada e melhor alinhada, dos pés à cabeça. 

A manipulação das fáscias é uma ferramenta fundamental nos tratamentos do sistema musculoesquelético, devolvendo maior liberdade e organizacão dos gestos, diminuição de dores e alinhamento postural. É uma abordagem notadamente eficaz no tratamento de tendinites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails