Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Por que muitos atletas se depilam?



Não é vaidade, esportistas profissionais arrancam os pelos para melhorar a performance, facilitar massagens e curativos nas lesões


Quem diria que o jogador Roberto Carlos, famoso pelo bom futebol e pelas pernas fortes, seria um dos adeptos da depilação masculina? Não estamos falando de cera quente, ok? Eles usam aparelhos de retirada dos pelos para melhorar a performance.

Enquanto muitos achavam que o ato era exclusivo dos nadadores, expoentes do atletismo e ciclistas também aderiram à expulsão dos pelos. Embora alguns acreditem que a ação é um modismo e defendam que não interfere nos resultados das competições, o objetivo central é a melhora da performance.

O ex-nadador Fernando Scherer é um dos defensores da prática e conta que se adaptou a ela desde os 14 anos, quando começou a competir profissionalmente. Na natação, o corpo sem pelos promove o aumento da sensibilidade do atleta na piscina dando a impressão de leveza, de ter quilos a menos que a balança acusa. Fica mais fácil deslizar pela água e a sensação é de que o corpo flutua mais, colaborando para o aumento da confiança e consequentemente do desempenho, principalmente dentro d’água, que os milésimos são valiosos.

Com a ascensão do UFC, repare ao assistir as lutas que os gladiadores do octógono não têm axilas peludas como no passado ou como os caras comuns, que apenas treinam, mas não correm atrás de títulos. Sovacos peludos causam assaduras depois de treinos longos porque provocam atrito entre os pelos e a pele.

Uma defesa sobre a retirada dos pelos publicada na revista Bicycling, sob a batuta do atleta Levi Leipheimer, mostra que os membros lisos colaboram não somente com a melhora da aerodinâmica, mas também na limpeza dos ferimentos (pelos dificultam curativos, além de ajudar na reprodução de microorganismos) e na eficácia das massagens para recuperação muscular depois de provas ou longos trajetos em treinos, o mesmo vale para os boleiros.

Um estudo realizado pela East Carolina University, citado pelo site Livestrong, diz que o aumento no desempenho de nadadores pelados, ao lado dos peludos, é de cerca de 5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails