Páginas

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

BENEFÍCIOS DA MASSAGEM ANTIESTRESSE NA RECUPERAÇÃO PRÉ E PÓS LUTA DE ATLETAS DE MUAY THAI



Massagem com óleo (boxing liniment)

É usada cerca de uma hora antes do início da luta e contribui para aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos, assim preparando o corpo dos lutadores. O óleo utilizado para a massagem é chamada Nam Muay Man e é mais como um linimentoO Namman Muay é um óleo criado e desenvolvido na Tailândia, utilizando apenas ingredientes naturais para seu desenvolvimento. O óleo é formulado para o Muaythai e todos os esportes de alto desempenho, e deve ser aplicado ao corpo antes da atividade que pretenda desenvolver, dessa forma o óleo irá ajudar a evitar lesões no atleta..Essa massagem é feita em todo o corpo do lutador e tem como objetivo relaxar os músculos, tirar a tensão e aliviar o estresse que o lutador possa ter antes do combate.
Corretamente aplicada massagem irá beneficiar oNak Muay tanto física como psicologicamente, a massagem irá acelerar o desempenho do sistema nervoso. 
O lutador vai também tornar-se mais relaxado antes da luta e isso reduz a ansiedade. 
No entanto a massagem não deve se restringir somente no vestiário, é muito importante que o lutador receba massagens durante os intervalos dos Rounds

Curiosidades & Sensações

Sensações ao passar o óleo: Uma sensação de queimação é totalmente natural, mas essa sensação vai se estabilizando depois de experiências com o óleo. Mas para quem não tem o uso frequente do óleo no corpo, essa sensação de queimação é muito maior.
Partes do corpo: O Namman Muay é normalmente passado dos pés até o pescoço, e em áreas como axilas e virilhas, se usa vaselina para não ter a sensação de queimação.
Pingando! Se você pensa em economizar seu óleo, faz bem. Mas na Tailândia, os lutadores em sua maioria das vezes vão pingando óleo até o ringue. É possível encontrar lutadores que chegam a gastar até dois vidros de óleo por luta.
Formas de passar: Como foi citado anteriormente, a vaselina é um complemento do óleo, e o uso misturado de namman muay com vaselina pelo corpo todo, varia de lutador para lutador e de campo para campo. A vaselina é um artificio indispensável em uma luta de Muaythai. Não possui uma limitação para o uso, ou uma devida quantidade, como é normal se ver em eventos de MMA, Boxe entre outras modalidades. Na Tailândia é capaz que lutadores utilizem até 2 frascos de vaselina por luta. No Muaythai não existe cutman, um auxiliar para passar pequenas quantidades de vaselina em seu rosto antes de subir ao ringue.
O Vicio! É comum que lutadores que lutam na Tailândia, fiquem viciado na pratica do óleo e da vaselina. Quando precisam lutar em outros países e que não é permitido esse pratica, se sentem extremamente desconfortáveis. É por esse motivo que muitas pessoas na Tailândia chamam o óleo de segunda pele ou armadura do nakmuay.

Muay-Thai é uma arte marcial e um método de auto-defesa com regras diferentes das outras artes marciais. No Muay-Thai nenhuma parte do corpo permanece inativa, força física e o intelecto são qualidades necessárias que cada lutador deve possuir. (KRAITUS, 1988, citado por DELP, 2005). 

A massagem antiestresse é uma técnica manual de toques metódicos que tem por finalidade ação terapêutica, ajuda na eliminação de catabólicos do organismo, benefícios de relaxamento, agindo na circulação e principalmente no retorno venoso e linfático. (NESSI, 2010). A massagem age nas dores do atleta, mas é indicada não só quando se tem lesão e sim principalmente, ao contrário para prevenir as lesões. (MCGILLICUDDY,2011). CASSAR (2001) cita que no atleta muitas vezes ocorre a fadiga muscular, quando um músculo foi excessivamente usado perturbando o processo fisiológico do mesmo.

A pesquisa  teve o objetivo de verificar os benefícios da massagem antiestresse adaptada em atletas de 20 a 45 anos do sexo masculino e feminino antes e pós luta (competição) de Muay-Thai. A

través de 2 sessões de Massagem Sequência para Membros Inferiores Anterior e Posterior e Região Costas em cada voluntario. Cada sessão de massagem  foi realizado 15 minutos de massagem pré-treinamento e 30 minutos pós-treinamento.Todos os atletas apresentaram alto estresse e ansiedade antes da massagem, assim como dores musculares, após o estresse é menor de 20% enquanto a dores também diminuíram, já a sensação de bem estar antes da massagem era baixa,  mostrando após uma sensação de 100% de bem estar. A sensação de Relaxamento antes também mostrou-se baixa, após foi ótimo o resultado. Concluímos que a massagem pode beneficiar muito os atletas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails