Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2015

A MASSAGEM RELAXA, HARMONIZA E MELHORA A SAÚDE COMO UM TODO



Quem conhece não dispensa, e quem nunca experimentou, não sabe o que está perdendo. A massagem é um dos melhores presentes que se pode dar ao corpo, afinal com ela se experimenta a verdadeira tradução do que é relaxar e se cuidar. Afinal ela não é só boa para o corpo, mas para a mente também.
Além de relaxar, a técnica reduz a tensão muscular, melhora a circulação e aumenta a elasticidade dos tecidos.
O estresse nos estudos, a correria do cotidiano e o excesso de exigências profissionais e pessoais deixam qualquer um exausto e quem sofre as conseqüências é o organismo.
O sedentarismo potencializa estes efeitos que prejudicam a saúde em geral. Para melhorar a disposição e beneficiar o corpo uma boa massagem é a solução.
A massagem é uma terapia holística, que causa efeitos no corpo e na mente. A técnica envolve a manipulação e a mobilização de tecidos referentes aos tendões, articulações, músculos, ligamentos e pele e é extremamente importante para o bom funcionamento do sistema linfático.
É um dos recursos fisioterápicos mais antigos e constituem a abordagem manual da profissão dos terapeutas. Cada gesto tem um resultado diferente.
Com as mãos o terapeuta estimula de forma mecânica os tecidos moles, causando efeitos no sistema circulatório e estimula os receptores nervosos cutâneos, dos músculos, articulações e tendões resultando em relaxamento e tonificação.
A massagem também tem efeitos de drenagem nas vias respiratórias e previne a formação de aderências do tecido conjuntivo após cicatrizações.
Estudos indicam que a massagem pode aumentar em até 15% a oxigenação no sangue, ao estimular os nervos que suprem os órgãos internos, pois os vasos sanguíneos ficam dilatados.
O ritmo da pressão aplicada determina um aumento maior ou menor no fluxo sanguíneo e tem efeitos sobre a movimentação da linfa, líquido que drena as impurezas e resíduos para fora das células do tecido.
Cada gesto ou forma de manipulação no paciente tem um nome específico, que indica a maneira como o terapeuta vai atuar e quais serão os resultados. Fricção, deslizamento superficial, deslizamento profundo, amassamento, vibração, percussão e muitas outras manobras constituem a massagem. Umas implicam em efeitos mais intensos em um ou outro sistema do organismo.
Um dos grandes benefícios da massagem é a redução da tensão muscular, a técnica afeta os músculos de todo o corpo e os ‘solta’ as regiões que estão endurecidas. A tensão muscular reduz a circulação sanguínea e linfática na área afetada, por isso a importância da massagem. A massagem ainda aumenta a mobilidade e amplitude de movimento das articulações, já que ajuda a manter a elasticidade dos tecidos, acalma o sistema nervoso, melhora o aspecto da pele, melhoram a digestão e função intestinal e alivia as dores agudas e crônicas.
A massagem também pode estimular os tecidos musculares que estão fracos e flácidos, os resultados são uma melhoria integral da saúde do organismo e o aumento na qualidade de vida.
Tipos de massagens
Terapêutica: serve para disfunções e tratamentos de dores.

Preventiva: é para relaxamento.

Desportiva: serve para recuperação e relaxamento.

Massagem clássica terapêutica: ela é feita em determinada região e serve para aliviar as dores do musculoesquelético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails