Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SÍndrome das Pernas Inquietas atinge 10% da população



O ato de movimentar incontrolavelmente as pernas pode não ser apenas um sintoma de ansiedade, da mesma forma que uma noite mal dormida nem sempre é somente sinal de insônia. O desconforto nas pernas provoca queimação, coceira e formigamento e a união desses sintomas resulta em um distúrbio ainda pouco conhecido, a Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), mas que ataca cerca de 10% da população, segundo o neurologista Tarso Adoni, do Núcleo de Neurociências do Hospital Sírio-Libanês.

De origem neurológica, a doença, de causa ainda desconhecida, produz uma necessidade irrefreável de balançar as pernas para que a pessoa possa se aliviar da sensação desagradável que sente nos membros inferiores, explica o neurologista. A síndrome se manifesta principalmente no período da noite e, além de provocar o mal-estar, interfere e prejudica o sono do indivíduo levando-o à insônia.

Como solução ao problema, os portadores da SPI buscam aliviar os incômodos sintomas por meio da movimentação dos músculos da perna, andando ou correndo. Porém, o conforto é somente momentâneo e ao final do dia o processo recomeça. Além dos sinais físicos, uma noite mal dormida em decorrência da Síndrome provoca irritabilidade diurna em seus portadores. Se os indícios persistem, está mais do que na hora de procurar um especialista.

O diagnóstico é um tanto curioso, já que é baseado apenas nos relatos do paciente, como explica o Dr. Adoni. “A constatação da doença é feita pela consulta clínica, na qual o médico identifica a partir das queixas os sintomas que, por exemplo, estão presentes durante o dia e ausentes no período noturno. O balançar excessivo das pernas durante a noite já é o principal indício de que a SPI está presente”.

Existem pessoas com outras patologias como insuficiência renal, diabetes e anemia que são pré-dispostas a desenvolver a Síndrome. O primeiro passo para o tratamento é suspender os medicamentos que possam desencadear a doença. Feito isso, a ingestão de cafeína, bebidas alcoólicas e o tabagismo devem ser reduzidos, já que são os principais fatores que ajudam no surgimento da enfermidade.

Tratamento

A recomendação dos profissionais é elevar o consumo de ferro, assim como a prática de exercícios físicos moderados e massagem, hábitos que auxiliam no tratamento. O neurologista comenta que, segundo relatos dos pacientes, tomar banho quente também ajuda. Quanto ao tratamento com medicamentos, aqueles que apresentam a substância dopamina são os indicados, cuja função é regular um possível desequilíbrio neurológico.

O que poucos sabem, é que a Síndrome das Pernas Inquietas está relacionada, ao menos em 80% dos casos, a outro distúrbio conhecido como Movimento Periódico dos Membros. “Essa doença é caracterizada quando um indivíduo chuta ou move as pernas durante o sono, diferente da SPI em que existe a dificuldade para dormir. É importante destacar que 80% dos casos de pessoas portadoras da doença apresenta também o Movimento Periódico dos Membros, mas apenas 30% daqueles que são diagnosticados com essa síndrome desenvolvem também a SPI, confirmando que trata-se de uma doença que está sempre relacionada a outras”, explica o médico.

O índice da doença nos idosos é alto, considerando que após os 40 anos, com o envelhecimento natural, o risco de se contrair outras doenças é maior, assim como a SPI. É válido lembrar que esse distúrbio acomete pessoas de todas as idades e as crianças também não estão livres. Para os mais jovens, o primeiro sinal de que algo está errado é a irritabilidade. Um adolescente que não tem uma boa noite de sono, provavelmente ficará agressivo e sonolento ao longo do dia.

A doença tem cura e tão importante quanto o tratamento, é o alerta à população. Com a percepção dos primeiros sinais da síndrome e um tratamento adequado, as pernas se aquietam e uma boa noite de sono será desfrutada.

Fonte: Saúde em Pauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails