Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Massagem terapêutica pode ser um complemento à fisioterapia



Às vezes, um problema de coluna ou uma contratura muscular, decorrente das tensões do dia a dia, podem causar mal estar e prejudicar as pessoas em suas atividades cotidianas. Sentir dor nunca é bom e é o primeiro sinal de que algo está errado. É nesse momento que se deve procurar um médico especialista para saber qual a prescrição mais adequada para sua patologia. Se o seu problema for estritamente muscular, um complemento para a fisioterapia cada vez mais prescrito pelos médicos e fisioterapeutas é a massagem terapêutica, que trabalha com mais intensidade nas dores relacionadas aos músculos.

A má postura ao sentar, o jeito inadequado de caminhar, de correr, a forma como você se abaixa para pegar um objeto e até os movimentos bruscos demais são alguns dos motivos que mais causam problemas na coluna. O médico especialista em clínica e cirurgia da coluna vertebral do Instituto da Coluna Dr. Malgarino Roncato, ressalta que em caso de torções e escolioses posturais a massagem terapêutica pode ajudar bastante o paciente. “A massagem pode ser eficaz nesses casos, mas é importante lembrar que o paciente deve sempre procurar um médico para que sejam feitas as avaliações clínicas e radiológicas necessárias, antes da prescrição de qualquer tratamento”, finalizou o Dr. Roncato.

A fisioterapeuta Juliana Fogaça Carneiro complementa dizendo que se houver contusões musculares ou agudas, lesões de pele, articulações inflamadas, tumores e inchaços não diagnosticados o tratamento não é indicado. “A massagem terapêutica pode fazer parte de processo de reabilitação, mas o profissional que vai realizar esse procedimento precisa ter total conhecimento da patologia do paciente. Caso contrário, se o motivo da dor não estiver claro, é preciso realizar exames e procedimentos clínicos de avaliação”, afirma.

A fisioterapeuta também destaca que a massagem alivia a fibromialgia, que é uma dor crônica e generalizada, as dores de cabeça e ajuda a resolver problemas de insônia, porque trabalha com pontos chamados zonas de reflexo. Além disso, a massagem terapêutica auxilia na prevenção de contraturas, dores musculares depois de treinos esportivos e tratamento para as partes moles como tendões e ligamentos. “A massagem faz com que a pessoa relaxe e tenha uma melhora na circulação sanguínea, o que já causa um alívio. Ela também aumenta a elasticidade da pele e do músculo”, finalizou Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails