Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Massagem de liberação



A massagem é um recurso terapêutico extraordinário devido aos efeitos fisiológicos que causa no corpo, sobretudo nos músculos, tecidos de revestimentos, como as fáscias, que é um tecido conjuntivo existente no corpo todo. A fáscia recobre os músculos, divide os septos musculares e vísceras, e esse tecido é permeado pelo sistema vasculonervoso (artérias, vasos e nervos), e serve também como sustentação, pois é um emaranhado de tecido fibroso composto por fibras colágenas, em sua maioria.

O que a massagem tem a ver com essas estruturas

É através da massagem que liberaremos essas estruturas, músculos e fáscia, em outros casos os ligamentos. Mas, como assim, liberar?

Isso significa que no caso de instalação de uma aderência, espasmos musculares, os ditos pontos de tensão, normalmente provocados por má postura no trabalho,"mau jeito nas costas", pescoço, coluna lombar e outros, bem como o sono irregular (provoca queda da serotonina cerebral, que aumenta a tensão muscular, provoca dor miofascial, cefaleia tensional e outras), podem ser soltos. Os pontos de tensão são relaxados através da massagem.

A tensão aumentada nestas estruturas provoca a isquemia tecidual local, ou seja, diminuição do aporte sanguíneo e de oxigênio, causando retenção de catabólicos nociceptivos, que são substâncias que provocam dor, sem contar que há uma perda na quantidade de glicosaminoglicanos, que é uma glicoproteína responsável pela lubrificação e pela mobilidade do tecido fascial, tendíneo e outros tecidos. Realizando a massagem sobre essas estruturas, ocorrerá a quebra da isquemia local, melhorando o aporte de sangue no local, o relaxamento muscular e os glicosaminoglicanos, inibindo o sintoma doloroso e melhorando o deslizamento entre as fáscias e fibras musculares, potencializando a contração muscular com economia de energia.

Mas quem pode realizar a massagem? Em suma, qualquer pessoa que massageie poderá causar algum tipo de alívio, mas, é claro, se for realizada por um profissional qualificado, que está apto para utilizar técnicas manuais, isto trará grande benefício no controle da dor e melhora da funcionalidade, pois normalmente haverá outras estruturas que deverão ser liberadas, como as vértebras no caso de envolvimento de dor nas costas.

Hoje estão muito em evidência as técnicas manuais, que digo aqui serem recursos fabulosos quando usado de forma correta. Diga-se de passagem, a massagem é apenas uma técnica, um montante de técnicas manuais.

Ter conhecimento para saber escolher qual a melhor técnica para cada tipo de distúrbio ou patologia é fundamental. Empregar corretamente e aplicar adequadamente o tipo de técnica escolhida irá melhorar a qualidade de vida de seu aluno e o desempenho funcional do mesmo. Aproveite!


por Milena Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails