Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Prática da Massagem na Educação Física

Breve história da Massagem - Parte I
Prática da Massagem na Educação Física, por André Nessi


Depois da prática da Atividade Física a Massagem é a que mais produz resultado metabólico importante para o organismo. Vamos através da história, resgatar um pouco sobre o conhecimento da massagem. Ela tem sido usada como um meio físico para aliviar a dor e o desconforto.

A massagem é citada e praticada pela medicina tradicional na China antiga desde 3000 a.C. Em alguns livros antigos dos orientais encontramos ilustrações sobre a prática do tui-ná. Os egípcios antigos, budistas, persas e japoneses usaram massagem e movimentos no tratamento de várias doenças e lesões; técnicas como ammá, shiatsu e dititupressão. Observando as ilustrações antigas os homens atletas eram massageados antes e após as práticas desportivas. As mulheres para ficarem mais belas eram massageadas várias vezes por semana.

Hipócrates considerava a massagem uma ferramenta terapêutica muito importante e descreveu qualidades, indicações e contra-indicações da massagem no seu On Articulations. Ele indicou que os médicos deviam ter experiência em fricção assim como outros métodos de tratamento médico.

Também Asclepíedes, outro médico grego teve uma grande influência no desenvolvimento da massagem. Ele firmou que existiam apenas três agentes terapêuticos: a hidroterapia, os exercícios das técnicas e a fricção. Classificações mais detalhadas e descrições das técnicas em termos de qualidade (pressão e direção) e quantidade (freqüência e tratamento) foram colocadas num escrito feito por Galeno (129-199 d.C), que escreveu cerca de 16 livros relacionados ao exercício da massagem.

Os gregos, que valorizavam altamente a saúde física, beleza e potência atlética, usavam massagem aplicada nos atletas tanto antes como após um evento esportivo. esta tinha o nome de apoterapia e acreditava-se que preparava a musculatura antes do evento e limpava os membros de matérias supérfluas e fluidos após uma atividade extenuante.Esta crença foi confirmada após estudos e afirmação de Avicenna, que afirmava que"a massagem eliminava os catabólicos formados nos músculos e não expelidos por eles durante os exercícios".

Ao longo da Idade Média, pouco se escreveu sobre massagem até que Ambrosie Paré, da França, no Sec. XVI transcreveu e publicou uma literatura antiga sobre fricções junto com sua própria aplicação específica para pacientes cirúrgicos. Seu trabalho foi reconhecido e a terminologia francesa para as técnicas específicas de massagem são usadas até hoje.Praticamente consideramos um grande precursor das massagens pré-cirúrgicas e pós-circúrgicas.

NESSI, André. Massagem Antiestresse – Uma abordagem teórica e prática para o Bem Estar. Phorte Editora – São Paulo – 2010.



CONHEÇA O LIVRO:





Massagem Antiestresse - Uma abordagem teórica e prática para o Bem Estar.
Phorte Editora – São Paulo – 2010. Por André Nessi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails