Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Postura X Dor




O que é uma boa postura?

A boa postura além de melhorar a aparência, reflete todo o aspecto dinâmico do nosso corpo como estrutura integrada. Sem ela a saùde geral pode ser afetada a vários nìveis. A longo prazo má postura vai-se refletir em vários sistemas do organismo, cansaço, dor, desconforto, défice de amplitude de movimento. Isto sem contar com os problemas de digestão deficiente, má respiração,problemas nas articulações ligamentos e músculos. Tudo isto é claro, vai refletir-se no aspecto psicológico dando origem a estados de irritação, stress emocional, falta de auto estima etc.

Boa forma e boa postura muitas vezes não estão ligadas, porque grande maioria das pessoas que busca a boa forma negligencia a postura que devem assumir quando da prática dos seus exercícios. Postura correta por si só é boa forma, porque permite ao corpo assumir as mais diversas atividades e tarefas com mais eficácia e bom desempenho sem dor e desconforto.

Nos dias de hoje a sociedade em geral é mais afetada com todos estes problemas devido á permanência em frente à televisão, trabalhos sedentários e diante de computadores, mais tempo a conduzir o carro e consequentemente mais acidentes e lesões de todo o género.

A boa postura é no geral esquecida já que as posturas adotadas já são de alguma forma assumidas como normais sem com isto haver uma consciência dos problemas que acarreta.
Postura perfeita é quando os pontos estão perfeitamente alinhados entre os olhos ,queixo, clavícula,externo, área púbica e ponto médio entre os tornozelos.
É importante que de perfil se denote as três curvas da coluna.

No plano sagital(de frente) os quadris e os joelhos devem estar alinhados assim como a cabeça não pender para um dos lados. Como o corpo funciona como um harmônio, qualquer desalinhamento vai provocar puxões como se de um sistema de cabos se tratasse.
Esses puxões vão refletir dor e desconforto em àreas adjacentes e até distais.

Temos a famosa postura sentado/a arqueada em que o individuo curva as costas, consequentemente comprimindo os orgãos, originando mais trabalho para o coração e pulmões, além de que vai interferir para o bom funcionamento dos nervos que enervam os orgãos.

Portanto com isto já conseguimos obter uma boa panorâmica do que se passa a nivel de estrutura.
É de extrema importancia ter em mente de que o exercicio regular fortalece músculos permitindo a estes estar mais bem preparados para manter uma boa postura durante as mais diversas atividades evitando a assim dor e irritação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails