Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Massagem desportiva específica



A massagem desportiva específica é aplicada por uma razão determinada e pode ser usada em seis situações diferentes:

(1) Massagem no condicionamento;

(2) Massagem como tratamento;

(3) Massagem pré-competição;

(4) Massagem intercompetição;

(5) Massagem pós-competição;

(6) Massagem pós-viagem.


Massagem no condicionamento:

Pode ser realizada no corpo inteiro, parte por parte, durante meia hora, ou meio corpo por meia hora ou 45 minutos. Essa massagem pode ser feita diariamente durante o período de condicionamento, com a primeira massagem sendo realizada no dia anterior do primeiro dia de treinamento pesado.

Objetivos:

(1) Promover recuperação de uma dura sessão de treinamento. Espera-se, após um turno de exercícios, que o desportista experiente várias dores e uma sensação de membros pesados. A massagem pode ser valiosa nesse período.

(2) Para evitar o SMIR - sofrimento muscular de início retardado (desintoxicante).

(3) Efeito psicológico: nesse duro período de treinamento para um desportista, uma massagem realizada por um bom profissional pode fazer uma vasta diferença para seu bem-estar contínuo e pode realçar os benefícios do período de condicionamento.

Massagem como tratamento:

A massagem como um tratamento para lesões esportivas pode ser usada depois de 48 horas se toda a hemorragia e inchaço tiverem cessado. No caso de hematoma, depois de quatro dias, ou dependendo da tolerância do paciente.

Objetivos:

(1) Estimular a circulação: após 48 horas do trauma, é importante limpar os fragmentos do incidente e remover o excesso de fluido do tecido;

(2) Promover a recuperação da lesão;

(3) Quebrar aderências;

(4) Promover flexibilidade: sempre massagear as áreas proximais e depois as áreas distais do corpo antes de concentrar-se adequadamente na área do tratamento.

Duração: dependendo da área e da sensibilidade da área a ser tratada, entre 10 a 30 minutos. O tratamento o pode ser usado diariamente, dependendo do nível de desconforto do paciente.

Massagem pré-competição (estimulante):

O aquecimento é a preparação do corpo para a atividade física. Os objetivos são elevar a temperatura do corpo, aumentando a atividade cardiovascular, preparando, assim, os músculos para o exercício, auxiliando a execução de alongamentos específicos necessários para qualquer desempenho. A massagem é realizada de forma rápida e profunda. Possui efeitos psicológicos. É um bom momento de reforçar mensagens de otimismo e acalmar temores sobre lesões e estado dos adversários.

Massagem pós-competição:

Objetiva eliminar os resíduos do corpo, que as funções deste voltem ao normal. No fim de qualquer período de atividade física, o sistema cardiovascular talvez esteja trabalhando excessivamente. Como forte resultado da interrupção da atividade, a pressão pode cair subitamente. A massagem, especialmente o deslizamento centrípeto, é muito útil para restaurar a normalidade. Promove a eliminação de resíduos metabólicos musculares adquiridos pela forte carga da atividade física. Também auxilia na redução de dor e nódulos de tensão. Havendo a suspeita de lesão tecidual, pode-se aplicar a massagem com gelo. Utilizam-se manobras de massagens profundas e lentas. Também tem efeito psicológico agregado.

Massagem pós-viagem:

Os problemas mais frequentes destacados após longos períodos de viagem são a sensação generalizada de rigidez, dores, especialmente nas costas, pescoço e ombros e inchaço na parte inferior das pernas e dos pés.

A massagem, nesse caso, objetiva melhorar a circulação venosa e linfática e, assim, remover inchaço e rigidez. O alongar dos tecidos elimina dores e aumenta a flexibilidade. Enfim, tal massagem visa restabelecer o equilíbrio do corpo e a sensação de bem-estar.

por Milena Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails