Páginas

domingo, 18 de setembro de 2011

MASSOTERAPIA: tipos, aplicações e benefícios




Tradicional e milenar entre os povos orientais, no ocidente, apenas desde a metade do século XX, vêm sendo disseminada para aplicação em outros campos, mediante suas diferentes modalidades ou técnicas. De todos os modos, há muito tempo a Massoterapia é largamente aplicada no campo do esporte.

É definida como o conjunto de técnicas de massagem corporal, feita por meio manual, mecânico ou por eletroestimulação, com base na fisiologia e na anatomia do corpo humano, com fins de conforto físico e/ou terapêutico, segundo o caso que se apresenta.



Dentre os tipos ou modalidades mais conhecidos de Massoterapia, destacam-se o Relaxamento Muscular e a Drenagem Linfática, detalhadas mais adiante; a Massagem Lipomodeladora (aplicada como coadjuvante na “escultura” do corpo, tanto em condições normais como em processo de adelgaçamento; suas manobras são mais rápidas e mais vigorosas, para trabalhar os nódulos celulíticos e porções de gordura localizada, podendo provocar manchas roxas); a Reflexologia (massagem nos pés e nas mãos, conhecida como terapia por zonas de reflexo, em pontos ligados a diferentes órgãos e partes do corpo); o Shiatsu (massagem corporal mediante pressão em áreas específicas); e o Tui-Ná (massagem aplicada por sobre a roupa, com movimentos voltados para aliviar dores musculares e de articulações, resultantes da prática de esporte, de desgaste, tensão crônica etc).

As modalidades Relaxamento Muscular e Drenagem Linfática, sendo as mais difundias e, portanto, mais solicitadas, serão apresentadas a seguir:

No âmbito laboral, a modalidade Relaxamento melhora a disposição para o trabalho, reduz afastamentos remunerados por LER/DORT (lesão por esforço repetitivo/distúrbios osteomusculares), além de contribuir positivamente para a imagem da empresa ante seus funcionários.

No âmbito pessoal, a técnica de Relaxamento é aplicada com êxito para algumas situações de desconforto, tais como:

Estresse emocional

Tensão e fadiga física e mental (em cirurgiões, desportistas, executivos...)

Dores musculares em geral. As pessoas que praticam dança, esporte ou outro tipo de exercício que exige esforço, estão mais expostas à tensão ou à lesão muscular.

Trata-se do procedimento que visa à liberação das tensões localizadas na musculatura, dissolvendo nódulos e promovendo uma sensação de profundo bem-estar, mediante a aplicação de manobras tomadas das diferentes técnicas citadas acima (drenagem linfática, shiatsu, tui-ná, com uso de técnica manual ou vibracional).

Ainda no âmbito pessoal, a Massoterapia aplicada na modalidade Drenagem Linfática é demandada como coadjuvante nos seguintes casos:


Celulite

Dietas de emagrecimento

Pós-operatório de plástica abdominal e facial

Pós-operatório de cirurgia vascular

Fibroses

Edemas pré-menstruais e gestacionais

Retenção de líquido


Trata-se de um estímulo externo ao trabalho natural da linfa, sendo feita com manobras precisas, ritmadas, lentas, leves e superficiais. Ela se estende pelo abdômen, braços, costas, pernas e pés, e embora possa ser feita tanto com técnicas manuais quanto mecânicas, é preferentemente feita de modo manual, em especial nos casos de cirurgia plástica (para redução de edemas) e para pacientes com alteração hormonal (pelo benefício das manobras suaves e pela possibilidade de contar com a sensibilidade do massoterapeuta).

A Drenagem Linfática ainda oferece como benefícios: aumento da hidratação e nutrição das células; aceleração dos processos de cicatrização, pelo aumento da vascularização arterial e venosa; aumento da capacidade de absorção de hematomas e equimoses; e melhora o retorno da sensibilidade, após a cirurgia plástica.

Obs.: A Drenagem Linfática não deve ser confundida com a massagem modeladora.

Considerações Finais

A literatura a respeito da Massoterapia é vasta, tanto como fonte popular, quanto científica. Neste último caso, a literatura de caráter acadêmico apresenta a Massoterapia como coadjuvante em diversos tratamentos, a exemplo de:

Fibromialgia - síndrome reumática dolorosa crônica, não inflama­tória, caracterizada por dor músculoesquelética difusa. (FILIPINI, S. M. et al. Conhecimento e utilização de terapias alternativas no tratamento de fibromialgia. Disponível em: Janus, v. 5, n. 8, p. 45-58, jul./dez. 2008)

Qualidade de vida no ambiente de trabalho – auxílio nas condições físicas (conforto, bem-estar) e psicológicas (autoestima) dos colaboradores, que recebem sessões regulares de “massagem como terapia alternativa” (MARINS, S.S.M. Como melhorar a qualidade de vida dos colaboradores através de terapias alternativas: uma visão holística. 2004. Monografia (Especialização em Pedagogia Empresarial) – Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro.

DATM Disfunção da Articulação Temporomandibular – este tipo de disfunção tem recebido abordagens miofaciais da Massoterapia, dentro do tratamento fisioterápico. (DI GRAZIA, R.C.; FORTI, V.A.M. Qualidade de vida em mulheres na meia idade com disfunção de articulação temporomandibular. In: VILARTA et al. Qualidade de vida e novas tecnologias. Campinas: IPES Editorial, 2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails