Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pontos de dor ( Pontos gatilho)



O QUE SÃO?
Estes pontos de dor muscular caracterizam-se como sendo regiões sensíveis em bandas musculares contracturadas ou tensas, que produzem dor referida em áreas musculares distantes ou adjacentes. Esta dor pode originar-se em um único músculo, ou até em vários gerando alguns padrões de dor complexos e variáveis.
Trauma e micro trauma, infecção ou inflamação muscular devido a patologia de base, alterações posturais com discrepância de membros, esfriamento de músculos fatigados, isquémia, lesões de ligamentos e articulações, deficiência de vitaminas (C) e alguns minerais, taxa metabólica baixa, stress emocional, fadiga geral, falta de descanso etc. Estas são algumas das condições que podem facilitar a irritação dessas bandas musculares.

"Ponto dolorido em área especifica da banda muscular, acompanhado de restrição de alguns graus de amplitude de movimento". Eis uma definição bastante simples e direta para este gênero de dor que aliás, uma boa parte da população já experimentou, sente no presente, ou irá sentir em algum dia das suas vidas.

O ponto gatilho caracteriza-se por ter baixa resistência e pela sua alta sensibilidade em relação a outras áreas do corpo.
O ponto em forma latente não causa dor, mas pode tornar-se ativo por qualquer evento relacionado com stress, ou trauma provocando dor local ou reflexa. Isto é, em áreas musculares mais distantes da zona afetada.
Durante este processo de dor e desconforto, gera-se um alto gasto energético e consequente colapso da micro circulação local. (défice de oxigenação) Este processo vai refletir-se na sensação de cansaço da pessoa, desgaste físico e mental.

É um processo que requere alguma arte por parte do profissional que o está a executar.
Passa principalmente por palpação e testes de amplitude de movimento . Quando encontrado o ponto ou origem da dor referida , em simultâneo com a expiração, efetua-se pressão progressiva com o polegar/indicador sobre o ponto ou banda contracturada no sentido de mobilizar e alterar a forma. Esta técnica vai ajudar a aliviar o bloqueio do tecido, e logo após a sua concretização, dar-se-á lugar a uma maior afluência de sangue com os nutrientes necessários para suprimento e oxigenação da zona envolvida.(Desbloqueio e descongestionamento)

Durante este processo, o sistema nervoso apercebe-se de uma exacerbação da dor já existente, e em defesa,atravé de neurotransmissores, aciona a produção de endorfinas para aliviar a área envolvida. Este processo químico vai gerar relaxamento físico e psicológico por parte do paciente.
Logo após o tratamento da zona, é conveniente a execução de alongamentos passivos para o ganho do tamanho normal do músculo .

É de frisar que esta abordagem embora eficaz no momento de execução, algumas vezes, não vai evitar que esses pontos de dor voltem de novo a estar ativos mais tarde. O problema de raiz é, e será sempre a deficiência da postura que vai alimentar tensões e desequilíbrios na camada de tecido conjuntivo, que envolve todo o sistema muscular, ósseo e tendinoso. A par com técnicas acima descritas, o ato de visualizar esses "puxões"(tensões) no tecido e provocar a sua mobilização e aumento de elasticidade, é de extrema importância para eliminar os ciclos de dor e reprogramar a estrutura para um novo alinhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails