Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Não desista de pedalar por medo de lesionar os joelhos



Pedalar tem sido uma das atividades mais procuradas, tanto por pessoas que desejam iniciar uma atividade física como por aquelas que já praticam esportes ou frequentam academias.

Pedalar regularmente, além de queimar muitas calorias (em média 800 kcal em 1 hora) e ajudar no emagrecimento, fortalece os músculos, melhora o condicionamento cardiorrespiratório e também aumenta a resistência e a força muscular.

Mas, com medo de machucar em função da intensidade do treinamento, muita gente não gosta de pedalar porque pensa que esse tipo de atividade força os joelhos e pode causar uma lesão, mas não é bem assim. Basta se posicionar corretamente na bike antes de começar a atividade que o treino será seguro e eficiente.

O mais importante é regular a bicicleta. Acertar o banco deixando-o em uma altura que permita uma leve flexão do joelho quando o pedal estiver embaixo. Sentado, coloque os pedais na mesma altura para medir a distância do banco para o guidão. O correto é que, nessa posição, o joelho fique na linha do pedal. O guidão deve estar na altura do banco ou um pouco mais alto. Se for pedalar em pé, mantenha os quadris próximos ao assento. Qualquer um desses posicionamentos errados pode acabar lesionando os joelhos, além de comprometer a coluna e sobrecarregar a região lombar.



O posicionamento correto é fundamental, por isso não se esqueça dos seguintes detalhes:

•Mantenha a cabeça alinhada à coluna e o pescoço relaxado;
•Relaxe também as mãos, os cotovelos e os ombros;
•Ajuste o firma-pé;
•Prenda os cadarços;
•Evite o "pé de bailarina", deixe o pé na posição normal, paralelo ao chão, evitando problemas como fascite plantar (inflamação ocasionada por inflamação ocasionada por microtraumatismos de repetição de movimentos) e tendinites;
•O joelho não deve passar a ponta dos dedos, durante o movimento;
•Mantenha uma toalha por perto para enxugar o suor das mãos evitando que você escorregue do guidão;
•Não movimente o quadril lateralmente, evitando problemas como bursite no trocanter do fêmur (articulação do quadril);
•Não jogue o peso do corpo nos membros superiores, distribua o peso, mantendo a coluna reta e os membros superiores relaxados.


Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails